NotíciasRio Grande do Sul

Termo de Compromisso do novo aeroporto da Serra Gaúcha será assinado dia 04/12

Prefeitura agendou data assinatura será no dia 04 de dezembro no Ministério da Infraestrutura em Brasília

A Prefeitura de Caxias do Sul agendou a data para assinatura com a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Termo de Compromisso do novo Aeroporto Regional da Serra Gaúcha. O documento prevê o repasse de aproximadamente R$ 190 milhões da União para a construção do novo aeroporto em Caxias do Sul. A assinatura será no dia 04 de dezembro no Ministério da Infraestrutura, em Brasília.

Foto por Diana Leiko

Em reunião nesta quarta-feira (16/10), foram atualizadas as ações que a Prefeitura de Caxias do Sul vem fazendo para viabilizar o novo aeroporto, em uma força-tarefa montada pela administração municipal. Entre elas, estão: as desapropriações dos terrenos, a aprovação do projeto da SAC pela Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan) e a licença ambiental. O trabalho foi avaliado positivamente pela SAC, de acordo com o titular da Seplan, Fernando Mondadori, que participou do encontro.

A assinatura no início de dezembro terá a presença do prefeito Daniel Guerra. Também está prevista a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; e do secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, além de outras autoridades e lideranças. Será assinado o Termo de Compromisso de ambas as partes para construção do novo aeroporto, localizado em Vila Oliva. As obras devem iniciar seis meses após a abertura da licitação.

Aeroporto Regional

O novo aeroporto projetado pela SAC possuirá um terminal de passageiros de 4,7 mil metros quadrados, com 500 vagas. O pátio terá 26 mil metros quadrados, permitindo aeronaves em oito posições. A pista terá 1.930 metros de extensão por 45 metros de largura.

Botão Voltar ao topo