NotíciasRio Grande do Sul

Projeto Inova Jovem tem formatura na sua segunda edição em Caxias do Sul

Inscritos participaram da capacitação sobre mundo do trabalho e empreendedorismo

A Coordenadoria da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), realizou, nesta quarta-feira (16/10), a cerimônia de certificação da 2ª edição do Projeto Inova Jovem, no saguão do Centro Administrativo. Doze jovens participaram da capacitação sobre empreendedorismo e mundo do trabalho, acessando conteúdos em 10 encontros presenciais e na plataforma digital do projeto.

Os conteúdos extras foram disponibilizados pela Sala do Empreendedor, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete), pelo Programa Municipal de Pacificação Restaurativa – Caxias da Paz, e por parcerias com voluntários capitaneadas pela Coordenadoria da Juventude.

“Eu já tenho um micronegócio e minha perspectiva é de abrir uma loja, por isso me inscrevi no curso para ter uma base de como iniciar esse processo. A falta de oportunidade no mercado de trabalho formal me levou a começar minhas vendas, além de ter o apoio dos meus pais e esposo para andar com minhas próprias pernas e empreender. O curso me ajudou bastante a definir os valores do meu produto, que era uma das minhas dificuldades, e também trouxe outros conteúdos e materiais que complementaram a capacitação”, relata uma das formandas, Luana Vieira Brener, 28 anos.

Lucas Guarnieri, titular da Juventude, avalia positivamente a iniciativa. “Conseguimos atingir a meta estabelecida com a Secretaria Nacional de Juventude, do governo federal, desenvolvendo a capacitação em pequenos grupos e cumprindo com a programação voltada ao empreendedorismo, ampliando as ações vinculadas à inserção do jovem no mundo do trabalho”, avalia Guarnieri.

Para orientações ou mais informações sobre as atividades promovidas pela Coordenadoria da Juventude, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (54) 3218.6000, ramal 6458, das 10h às 16h, ou pelo e-mail juventude@caxias.rs.gov.br.

Botão Voltar ao topo