NotíciasRio Grande do Sul

Abelhas são removidas da Escola Gusmão Britto em São Leopoldo

O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) retirou, na sexta-feira, 18 de outubro, uma colmeia de abelhas que se instalou no pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Gusmão Britto (EMEF). Após a remoção, as abelhas foram encaminhadas para apicultores no bairro Feitoria.

O inspetor responsável do GDA, Nilton César de Oliveira, falou sobre importância das abelhas para o ecossistema e que elas são consideradas como animais silvestres. “As abelhas possuem uma função fundamental para o planeta, são elas as responsáveis pela polinização, que é o processo que garante a produção de frutos e sementes e a reprodução de diversas plantas, sendo um dos principais mecanismos de manutenção e promoção da biodiversidade na Terra”, ressaltou. Oliveira também orientou que ao visualizar um enxame em locais públicos jamais se tente fazer a remoção por conta própria. “É necessário se afastar e não deixar ninguém chegar perto. Assim que possível acionar imediatamente a Guarda Municipal pelo telefone 153”, esclareceu.

Outras orientações

• Mantenha a calma, não faça movimentos bruscos perto do enxame, evite bater nas abelhas, lembre-se: as abelhas têm o instinto natural de defender as colmeias, e certamente atacarão caso identifiquem alguma ameaça;
• Não se aproximar do abrigo ou do enxame e evitar o trânsito de pessoas ou animais no local, para que os insetos não se sintam ameaçados e piquem;
• Não permitir que pessoas não habilitadas tentem resolver a situação através de meios como fogo, jato de água, inseticidas, entre outros, porque esses poderão se sentir ameaçados e a situação fugir do controle.

Botão Voltar ao topo