NotíciasRio Grande do Sul

Festival da Natureza em Caxias do Sul

Cerca de 3 mil pessoas participaram das atividades realizadas entre os dias 14 e 19 de outubro

O Festival de Natureza movimentou os Pavilhões da Festa da Uva na manhã do último sábado (19/10), como forma de marcar o encerramento da primeira edição da Semana Municipal do Consumo Consciente. A iniciativa inovadora do Procon Caxias do Sul foi organizada em conjunto com as secretarias municipais do Meio Ambiente (Semma) e da Educação (Smed), além de diversas parcerias. Cerca de 3 mil pessoas participaram nos 11 eventos realizados de 14 a 19 de outubro.

No sábado, dia que concentrou o maior público, as atividades incluíram plantio de flores em três canteiros dos Pavilhões, oficinas educativas sobre água, caminhos do lixo e plantas, além de mostras de ações verdes e recolhimento de óleo de cozinha. As crianças que fizeram o passaporte no circuito ambiental (oficinas de sustentabilidade) puderam acessar brinquedos infláveis na Proconlândia. Também fez parte da programação o I Festival de Bandas Escolares.

O advogado Alexandre Maitelli, ciclista nas horas vagas há 15 anos, foi um dos participantes do “Pedale pela Natureza”, passeio ciclístico com circuito externo.

“Eu costumo fazer essa trilha, mas para outras pessoas foi a primeira vez. Pedalar proporciona ter contato com a natureza, que é o grande objetivo deste sábado. Esperamos que seja o primeiro passeio de muitos”, afirmou.
O mecânico Leandro Dalbosco e a empresária Paola Verdi levaram a filha Ana Paula Verdi Dalbosco, 8 anos, para incentivar ainda mais o cuidado com a natureza.

Fotos:Mateus Argenta

“Sabemos da importância da preservação do meio ambiente, mas às vezes deixamos de lado. A nossa filha trouxe da escola a questão da separação do lixo e aí compramos duas lixeiras, uma para o seletivo e outro para o orgânico. Toda a família passou a se envolver”, destacou Leandro.
As integrantes do Grupo Escoteiro Moacara, Adriane Michelon, 15 anos, e Letícia Piazza, 16 anos, colocaram as mãos na terra para realizar o plantio de flores.

“Foi muito legal, porque o que fizemos hoje aqui vai enfeitar o Parque e todos que vierem vão poder admirar as flores. É importante que cada um faça a sua parte”, disse Letícia.

A cuidadora de idosos Catarina Carvalho trouxe a filha e uma amiguinha para se divertirem e aprenderem no Festival.

“Quando recebi o convite vindo da escola, já disse lá em casa que viria! É um projeto maravilhoso, porque incentiva muito a juventude de hoje a cuidar da natureza. É muito bom poder passar isso para as crianças. Incentiva também o cuidado com os animais”, comentou.
Para o coordenador do Procon Caxias do Sul, Luiz Fernando Del Rio Horn, a Semana representa um investimento em um futuro sustentável.

“Foram 11 eventos, todos de sucesso, e o desfecho com esse Festival. Nós estamos conscientes que é um trabalho de formiguinha, mas aos poucos vamos inserir essa cultura na cidade. Esse é o nosso papel e vamos continuar fazendo. Já pensamos na edição de 2020, conquistando o dobro de público”, destaca.
A Semana do Consumo Consciente contou com a parceria das secretarias municipais do Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Esporte e Lazer (Smel), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Fundação de Assistência Social (FAS) e, ainda, UCS, Festa da Uva S/A, Associação de Empresas de Pequeno Porte do RS (Microempa), Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros), Escoteiros do Brasil e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Botão Voltar ao topo