Negócios

Setor moveleiro gaúcho ganha movimento para transformação da cadeia produtiva

Serra Gaúcha conheceu a iniciativa que visa colocar em prática ações de quatro eixos, promovendo o desenvolvimento da indústria, do comércio e de serviços

Na sexta-feira, 18 de outubro, Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, foi palco do lançamento do ‘Conecta: moveleiro em transformação’, idealizado pelo Núcleo de Transformação Setorial Moveleiro, movimento liderado pelo Sebrae RS e que tem o apoio institucional conveniado com a Associação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), Instituto Senai de Tecnologia Madeira e Mobiliário e Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel).

A idealização do projeto teve início há um ano, por meio de uma agenda de planejamento com o objetivo de construir direcionamentos estratégicos para transformar a cadeia moveleira do Rio Grande do Sul, englobando indústria,comércio e serviços, para torná-la mais inovadora, competitiva e sustentável. Além das instituições já citadas, representantes do poder público, universidades, empresários e demais entidades da Serra Gaúcha, Vale dos Sinos, Vale do Taquari, Região Metropolitana e Planalto, principais regiões do RS ligadas ao segmento, foram envolvidas. Inicialmente, cerca de 75 pessoas participaram de workshops, o que possibilitou a escolha de quatro eixos principais a serem trabalhos: mercado, tecnologia e inovação, cooperação e capital humano.

A partir da definição dos eixos, foram selecionados e convidados um grupo de 25 lideranças reconhecidas do mercado, que darão seguimento aos trabalhos. Durante o evento, foram apresentados os coordenadores do Núcleo, que será comandado pelo empresário Luiz Carlos Rosa, diretor da Firenze Móveis; vice-presidente Renato Bernardi, da Bernardi Consulting; e por quatro coordenadores de cada um dos eixos. Na oportunidade, as cinco entidades que encabeçam a iniciativa assinaram o Termo de Institucionalização do Núcleo de Transformação Setorial e os participantes receberam certificado.

Rosa, presidente do Núcleo, agradeceu a presença de todos o que demonstra que estão lutando e agindo em prol de um setor pujante. “Esse movimento não foi criado para beneficiar empresas, mas sim o setor como um todo, os empregos gerados para que ele conquiste o espaço que merece. Temos como objetivo transformar nossas ações em práticas por meio de quatro eixos e teremos alguns anos para trabalhar tudo isso. Estamos aqui para transformar o que já existe com melhores atitudes e ambiente de negócios. Precisamos quebrar alguns paradigmas, pensar grande mesmo sendo pequenos. Por isso precisamos que todos se envolvam”.

Aldoir Bolzan de Moraes, gestor de projetos do Sebrae RS, ressaltou a importância de criar ações para impactar todos os elos da cadeia moveleira e o envolvimento do maior número de pessoas. “Sem dúvida, a cooperação nos leva mais longe”, destacou.

O presidente da Movergs, Rogério Francio, exaltou a liderança do Sebrae, a integração dos apoiadores e o trabalho que foi desenvolvido até o momento. “Foi um trabalho maravilhoso desenvolvido até o momento e eixos que são fantásticos: mercado, inovação e tecnologia, cooperação e capital humano. Sem dúvida, tendo pessoal melhores, teremos uma cadeia produtiva melhor e teremos a cadeia em transformação, portanto, todos deverão se engajar nessa iniciativa”, destacou.

Eixo Mercado – coordenador Jovane Krutzman

  • Objetivo: fortalecer a imagem e a competitividade do setor moveleiro gaúcho
  • Ações planejadas
  • – aproveitar melhor o potencial do mercado interno
  • – criar e desenvolver a identidade do móvel gaúcho
  • – buscar mercado externo
  • – alinhar as competências dos designers e arquitetos com o setor moveleiro

Eixo Tecnologia e Inovação – coordenadora Juliana Desconsi

  • Objetivo: desenvolver oportunidades para que as empresas da cadeia moveleira gerem negócios a partir da tecnologia e inovação
  • Ações planejadas
  • – levantamento do índice de desenvolvimento de tecnologia e inovação na cadeia produtiva moveleira
  • – lean manufactoring, produção puxada e produção enxuta na busca de combater as sete grandes perdas do processo produtivo, de gestão
  • – desenvolver um programa de cultura de design da inovação
  • – aproximação de institutos de tecnologia e inovação junto à cadeia moveleira
  • – aproximação com startups para solução de problemas
  • – Benchmarking de participação de feiras nacionais e internacionais referenciais para o setor moveleiro

Eixo Cooperação – coordenador Edson Pelicioli

  • Objetivo: montar uma rede de parceiros cooperados da cadeia moveleira do estado, fortalecendo a cultura do cooperativismo.
  • Ações planejadas
  • – analisar as leis e tributos que impactam a cadeia moveleira
  • – criar um ambiente de cooperação para o fortalecimento do ecossistema
  • – mapear e debater estratégias que alavancem ações de cooperação da cadeia produtiva
  • – geração de conteúdo e disseminação de interesse da cadeia moveleira e alinhamento da comunicação
  • – elaboração de convênios de institutos e entidades na capacitação técnica
  • – elaboração de projetos para eliminação de resíduos sólidos produzidos pela indústria moveleira de forma conveniada

Eixo Capital Humano – coordenador Rodrigo Leme

  • Objetivo: Sensibilizar as lideranças da cadeia moveleira sobre a importância do propósito e da cultura empresarial. Preparar as pessoas para um novo momento das empresas.
  • Ações planejadas
  • – Investir na profissionalização da gestão
  • – Realizar treinamentos para as diferentes gerações
  • – Investir em treinamento da transformação da cultura empresarial
  • – Realizar treinamentos técnicos e comportamentais

Como tudo começou

Outubro 2018 – realizado em Bento Gonçalves o workshop “O Futuro do Setor Moveleiro”, com o consultor em design estratégico, Marcos Batista. Participaram representantes do Sebrae RS, Sindmóveis, Movergs, Instituto Senai de Tecnologia Madeira e Mobiliário, Abimóvel, poder público, universidades, assim como empresários e demais entidades das regiões da Serra Gaúcha, Vale dos Sinos, Metropolitana, Planalto e Vale do Taquari, totalizando 75 pessoas. O tema foi o papel da inovação na nova economia modelando negócios significativos. Como resultado, foi criado o Núcleo de Transformação Setor Moveleiro e foram elencados sete principais pilares para atuação setorial: governança, mercado, financeiro, pessoas, processos, novos modelos de negócio e transformação digital.

Dezembro de 2018 – começaram a ser apresentados os recortes regionais na Serra Gaúcha, Vale dos Sinos, Vale do Taquari, Metropolitana e Planalto e foi aplicada uma Matriz de Priorização, em que os participantes deveriam indicar quais seriam as prioridades de trabalho de acordo com os sete pilares. Dessa forma, ficaram definidos quatro eixos: mercado, tecnologia e inovação, cooperação e capital humano.

Setembro de 2019 – durante três dias, 25 pessoas que passaram a integrar o Núcleo realizaram imersão para o desenvolvimento de um plano de ação para os próximos anos envolvendo a indústria, comércio e serviços e com o intuito de melhoria do ambiente de negócios.

Outubro de 2019 – escolha dos líderes dos trabalhos que começarão a ser desenvolvidos e assinatura do Termo de Institucionalização do Núcleo de Transformação Setorial Moveleiro.

Botão Voltar ao topo