NotíciasRio Grande do Sul

Cabelaço reuniu 45 doações de cabelos em São Leopoldo

O Cabelaço é uma ação promovida pela Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepom) desde 2017. Este ano, a atividade aconteceu hoje (24) na Estação São Leopoldo da Trensurb e reuniu 45 doações de cabelo.
Élvia Jaqueline Neves, de 49 anos, participa da ação desde o ano passado. Este ano, ela doou 15 cm e não se importou se o cabelo ficaria curto demais: “Eu penso que se eu me preocupo com o cabelo, as pessoas que perderam os fios devem se preocupar muito mais. Já é um sofrimento lidar com a doença, imagina lidar também com a falta dos cabelos”, ressalta. Ela prometeu que se o cabelo crescer a quantidade necessária até o ano que vem ela vai doar novamente “é um sentimento muito bom poder ajudar outras mulheres”.

A secretária de Políticas para Mulheres, Vanessa Saraiva, que também fez a sua doação, ressalta que a iniciativa é muito necessária e que desperta a conscientização sobre o tema: “A ação sempre teve bastante adesão, as pessoas se mobilizam e é uma maneira delas se sentirem parte do tratamento, um exercício de empatia, como se fizessem parte da cura de uma mulher vítima de câncer”, comenta.

As mechas serão entregues ao Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) no dia 1 de novembro, encerrando as atividades do Outubro Rosa em São Leopoldo. O Imama é responsável por produzir e distribuir as perucas às mulheres vítimas de câncer.

Botão Voltar ao topo