Caxias do SulDestaqueSerra Gaúcha

Caxias do sul promove a IX Semana Municipal do Empreendedorismo

Atividades gratuitas são destinadas para estudantes e profissionais da rede pública estadual do município

A IX Semana Municipal do Empreendedorismo ofertará seis oficinas gratuitas para alunos e professores do Ensino Médio da rede pública do município. As atividades ocorrem a partir do dia 05 de novembro, pela manhã, no SENAI Mecatrônica (rua Travessão Solferino, nº 501, bairro Cruzeiro). Promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete), a nona edição da Semana tem diversas ações programadas de 04 a 11 de novembro, sob o tema “Desenvolvimento e Ecossistema Colaborativo”.

As oficinas abordarão os aspectos do empreendedorismo e estímulos à lógica e ao raciocínio por meio de atividades práticas. Na terça-feira (05/11), ocorrerão quatro atividades. Os alunos do Ensino Médio poderão participar da oficina “100% em seu Sonho”, às 8h30, com Simone Forlin, da diretoria do Grupo Setorial Economia Criativa da Microempa; e o “Lego Serious Play”, às 9h, com a professora Elóide Pavoni, da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Já os professores participarão da “Educação Empreendedora com uso do Scamper”, às 9h, com Márcio Marins, do Centro Universitário Uniftec. Para ambos os públicos ocorrerá a oficina “Pitch do Acelera Serra: encante e venda sua ideia em um minuto”, às 8h30, com Rodrigo Dal Pizzol.

Publicidade

“Em nossa vida, o empreendedorismo está em todos os lugares, tanto no pessoal quanto no profissional. Fomentar essa prática desde cedo faz a diferença, pois eles estarão mais preparados para inovar e identificar oportunidades. A oficina vai trabalhar a criatividade, planejamento e inovação, além da formação em equipe para compartilharem seus conhecimentos e terem outro olhar sobre empreender”, disse a professora Elóide, que ministrará a oficina “Lego Serious Play” aos estudantes do Ensino Médio.
Já o professor Márcio Marins ministrará a oficina “Educação Empreendedora com uso do Scamper”. Scamper é um acrônimo que fornece uma maneira estruturada de ajudar os alunos a pensar fora da caixa e aprimorar seus conhecimentos, protegendo a criatividade a medida em que as pessoas amadurecem. “O empreendedorismo em sala de aula busca inspirar os alunos e, neste sentido, o docente tem que ir além da atuação de um professor de negócios. Por isso a técnica Scamper foi criada, pois através dela o docente se torna o mediador e condutor do processo criativo e empreendedor dos estudantes. Para potencializar o desenvolvimento de características e competências empreendedoras, estimulando a geração de novas ideias em sala de aula”, afirma.

Na quarta-feira (06/11), às 8h30, haverá a oficina “Borracha e Lápis para o seu coração!” destinada aos professores do Ensino Médio, com Simone Forlin. Para alunos e professores, às 10h30, ocorrerá a “Oficina de Canvas do Acelera Serra”. Já na quinta-feira (07/11), das 8h30 às 11h30, terá a apresentação dos projetos de Novos Negócios e a palestra “Ser Feliz na Vida Pessoal e Profissional”, com Rogério Gava.

Publicidade

“Para o trabalho pedagógico, o desenvolvimento de habilidades, competências e valores estimulam estudantes e professores a buscarem conhecimentos além da sala de aula. Promovendo o protagonismo juvenil, a empatia e consolidação de saberes cognitivos, que são os pilares da educação atual. Somos parceiros da Semana, pois desenvolver o empreendedorismo dentro das escolas e em nosso ambiente de trabalho auxilia na otimização e valorização de saberes, qualidades e conhecimentos”, assinala a assessoria pedagógica da 4ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), Gisele Bacarim.

Inscrições ou informações pelo telefone (54) 3218.6000, no ramal 6493.

IX Semana Municipal do Empreendedorismo

A Semana foi criada pela lei municipal nº 7.329, de 27 de julho de 2011, e tem os objetivos de evidenciar e reforçar a vocação empreendedora de Caxias do Sul; reconhecer o papel das empresas que fomentam a economia do município, distribuem renda e geram inclusão social; além de incentivar o trabalho desenvolvido pelas instituições de ensino, religiosas e sociais na formação do cidadão e sua vivência em sociedade. As atividades da 9ª edição preveem ressaltar a importância da livre iniciativa de profissionais autônomos, oportunizar à comunidade caxiense o acesso a noções sobre o empreendedorismo e colaborar com o surgimento de novos empreendedores e empresas.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar