NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul: CRAS Oeste promove momento de leitura para idosos

Atividade integra programação alusiva ao mês de comemoração deste público

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Oeste, da Fundação de Assistência Social (FAS), proporcionou um momento cultural, na tarde desta quinta-feira (24/10), para 14 usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Idosos. A educadora social Márcia Fabiana Chedid realizou a entrega e leitura de dois livros infantis que foram doados pelo Itaú. A atividade faz parte da programação alusiva ao mês de celebração deste público.

Sentados ao redor de uma mesa, os usuários acompanharam atentamente as histórias contadas pela educadora social. Após, eles compartilharam suas percepções e também planejaram realizar essa atividade com seus netos. Aproveitando o momento de inspiração, os idosos foram desafiados a desenhar alguma ocasião bonita e agradável que trazem boas lembranças.

“Nessa etapa da vida, alguns idosos se encontram em situação de isolamento social. Porém, com a vinda deles ao SCFV, essa perspectiva muda. O objetivo do serviço é promover a criação de vínculos entre eles e a equipe, além de trabalhar os benefícios que isso traz para a vida deles. Algumas usuárias relataram que conseguiram superar a depressão ao participarem dos encontros”, comenta a educadora social.

Fotos:Mateus Argenta

Os desenhos receberam uma moldura em EVA e foram transformados em ímãs de geladeira. Além dos ímãs, os participantes puderam levar o kit com dois livros para casa, doados pelo Itaú. O SCFV de Idosos realiza encontro semanais, todas as quintas-feiras, com o objetivo de reforçar vínculos e promover momentos de escuta, bem como garantir os direitos dos usuários e priorizar ações da rede socioassistencial com as demais políticas públicas.

Botão Voltar ao topo