NotíciasRio Grande do Sul

Deslizamento de terra em via da linha 30, de Caxias do Sul

Trânsito está em meia pista na Estrada Vereador Marcial Pisoni

A Estrada Municipal Vereador Marcial Pisoni, em Caxias do Sul, sofreu um deslizamento de terra com as fortes chuvas registradas na metade de outubro. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos sinalizou o local, instalando ainda barreiras de concreto para conduzir a água da chuva a uma canalização de drenagem pluvial. A medida busca conter o aumento da erosão. O trânsito está em meia pista por tempo indeterminado.

Fotos: Valter Guerra Júnior

Conforme análise da engenharia da pasta, o problema foi ocasionado por uma soma de dois fatores: o excesso de chuva e o traçado desfavorável da via. A faixa de segurança (ao lado do acostamento) foi construída de forma muito estreita. A água se acumulou em um ponto mais baixo da estrada, causando deslizamento de terra. Um estudo preliminar da Smosp indica que não há uma base de suporte para fazer a reconstituição do trecho. Somente uma análise mais aprofundada do subsolo poderá indicar a possibilidade de construção de uma contenção ou até uma reformulação do local.

Antes de qualquer intervenção, no entanto, a pasta deverá verificar a jurisdição da via, isso porque apesar de ter nome de “estrada municipal”, conta com sinalização de estrada estadual.

Botão Voltar ao topo