NotíciasRio Grande do Sul

Pelotas: mezanino da antiga agência do BB recebe escoras

SDR fez os buracos em que serão colocadas as escoras para proteção dos transeuntes, que circulam perto do prédio histórico

Nessa segunda-feira (28), equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) cavou os buracos em que serão enterradas escoras para contenção do mezanino do prédio histórico onde originalmente funcionou uma agência do Banco do Brasil (BB), na calçada da esquina da rua Lobo da Costa com 15 de Novembro, na Praça Coronel Pedro Osório. As escoras deverão ser colocadas assim que o tempo estiver firme.

Secult destaca trabalho de outros secretarias: Desenvolvimento Rural (SDR) e Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) – Fotos: Igor Sobral

Por iniciativa da Secretaria de Cultura (Secult), as intervenções de proteção da edificação começaram em agosto desse ano. Cerca de R$ 37 mil, recursos do Fundo Municipal do Patrimônio, foram utilizados para as ações iniciais. Foram retiradas mais de 14 caçambas de detritos e colocados vidros nas janelas dos dois pavimentos, a fim de evitar a proliferação de pombos e morcegos.

Tela para isolamento

A Secult destaca a colaboração de outras secretarias nas ações do prédio, com mão de obra e materiais, como a SDR e a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui).

Na semana passada, foi colocada uma tela para isolamento de parte da calçada, como medida de segurança para proteger os transeuntes que circulam pela área – número que aumenta muito no período da Feira do Livro.

O passo seguinte, assim que o prédio estiver sem riscos de desmoronamento, será a elaboração de um laudo atualizado sobre o grau de comprometimento da estrutura geral da edificação.

Botão Voltar ao topo