NotíciasRio Grande do SulSanta Catarina

São Leopoldo entrega 123 mechas de cabelo ao Imama

Nesta sexta-feira (1º), a Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepom) de São Leopoldo entregou 123 mechas de cabelo ao Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) que serão transformadas em perucas para as mulheres em tratamento de câncer de mama no RS. As mechas foram arrecadadas durante a campanha do Outubro Rosa em São Leopoldo.

Segundo a recepcionista do Imama, Mayara Tavares de Oliveira, as perucas serão produzidas por uma voluntária em Santa Catarina: “Nossa voluntária busca as mechas de acordo com a demanda e produz as perucas que farão parte do nosso Banco de Perucas”.

O Banco de Perucas é um dos serviços oferecidos pelo Imama, em que a Instituição empresta gratuitamente perucas para as mulheres vítimas de câncer “As perucas são emprestadas por seis meses, mas podem ser renovadas de acordo com a necessidade da mulher. Após o uso, a mulher devolve a peruca para que outras mulheres possam usar”, comenta. Mayara explica que isto acontece devido a alta demanda que a Instituição tem: “Só este ano o Imama já emprestou cerca de 400 perucas”.

Mayara conta ainda que o Instituto não exige que a mulher fique com o mesmo acessório durante os 6 meses “A mulher pode vir e fazer a troca quando ela quiser, isso dá mais liberdade para que ela possa mudar o visual”. Além de perucas, o Imama doa lenços e itens de beleza, como lápis de sobrancelha e esmaltes.

Os lenços arrecadados pela Sepom durante o mês de outubro serão entregues ao Imama após a higienização dos mesmos.

Botão Voltar ao topo