NotíciasRio Grande do Sul

Dia da Cidadania ocorre no Restaurante Popular

Diversas atividades serão promovidas gratuitamente durante o almoço

Com o objetivo de fortalecer os vínculos com a comunidade, a Diretoria de Segurança Alimentar e Inclusão Social, da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), promoverá a 3ª edição do Dia da Cidadania no Restaurante Popular. Diversas atividades gratuitas serão realizadas durante o almoço da próxima segunda-feira (04/11), como corte de cabelo, aferição de pressão arterial, testes rápidos, exames da saúde bucal e apresentação musical. O evento ocorre das 11h às 15h.

Fotos: por Ruan Alves

O Dia da Cidadania tem o intuito despertar o sentimento de cuidado com os usuários do Restaurante Popular, pessoas que, em sua maioria, se encontram em situação de vulnerabilidade social. A partir destas atividades é possível fortalecer a conexão com a comunidade.

“O Restaurante Popular vem realizando esta atividade desde 2018 de forma semestral. Na data, são levados aos cerca de 800 usuários do restaurante serviços de saúde, averiguação de pressão arterial e exames de saúde bucal”, comentou a assistente social do Banco de Alimentos, Josiane Tainara da Rosa. “O Dia da Cidadania nasceu da necessidade de ressignificar o Restaurante Popular de Caxias, valorizando os que ali frequentam e convidando outros serviços para juntos ajudarmos na construção da cidadania da comunidade. Acreditamos que estas ações valorizam a dignidade das pessoas”, completou.
A diretora de Gestão Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), Cristina Fabian Gregoletto, destaca que a importância da ação. “A iniciativa dá acesso aos usuários a outros serviços. Além disso, é uma forma de utilizarmos o espaço para promover atividades diversificadas e fazer uma integração entre as políticas públicas sociais de acolhimento de toda a comunidade”, pontuou.

A ação é realizada pela Diretoria de Gestão Alimentar e Nutricional, vinculado a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), e conta com a parceria do Serviço Municipal de Infectologia, da Casa Branchi, e da Banda Espedito Abrahão e os Campeiros, que estarão atuando voluntariamente na data.

Botão Voltar ao topo