Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Google for Education: formação de professores avança em Canoas

A implementação do Google For Education nas escolas de Ensino Fundamental de Canoas avança mais uma etapa. Cerca de 150 professores da rede municipal de ensino realizaram mais uma fase da formação, a fim de conhecer as possibilidades de utilização da ferramenta. As atividades presenciais aconteceram no Instituto Federal do Rio Grande do Sul e foram ministradas pelos gestores técnicos da empresa que presta os serviços de suporte e acompanhamento, a GetEdu.

Ao todo, são 60 horas de formação em uso pedagógico de tecnologias educacionais G Suíte (aplicativo Google), sendo 16 horas presenciais e 44 horas à distância, cujas aulas vão até o dia 12 de dezembro. Os professores capacitados serão multiplicadores da cultura digital dentro das escolas para os demais educadores. A professora de português da EMEF Arthur Oscar Jochims, Marilane Lopes de Souza, comenta que o conteúdo desta etapa compreende a utilização de planilhas, site e formulários. “Estamos aprendendo a organizar as provas e as notas dos alunos na ferramenta, o que facilitará muito o nosso dia a dia e nos poupará muito tempo”, comenta.

Google for Education

O Google for Education vai permitir que os professores mantenham o ensino personalizado, levando em consideração as particularidades de cada aluno e cada turma. Estima-se que, atualmente, 50 milhões de alunos e professores no mundo utilizam a ferramenta. No sistema, aplicativos como agenda, disco virtual, editores de documentos, entre outros, são disponibilizados on line, permitindo que as tarefas sejam feitas em grupo, de qualquer lugar e a qualquer hora.

Para isso, a Prefeitura de Canoas adquiriu 1570 Chromebooks, computadores que darão o acesso às ferramentas Google. Cada uma das 44 escolas de ensino fundamental receberá, inicialmente, um carrinho móvel com 35 unidades para o uso dos alunos em sala de aula. Estes computadores foram projetados especificamente para serem usados em escolas, pois são compartilháveis, têm bateria com longa duração, não pegam vírus, são resistentes e não têm nenhum valor comercial, uma vez que são inutilizáveis longe da escola, para que não sejam roubados ou furtados.

Todos os alunos e professores terão sua própria conta de e-mail para ter acesso às ferramentas e ao ambiente digital de ensino, que se assemelha às plataformas das universidades. Com a parceria, a Google disponibilizará ainda espaço ilimitado em nuvem virtual, onde os alunos poderão acessar as aulas e o conteúdo mesmo depois de sair da escola.

Benefícios para alunos e professores

Os benefícios do Google for Education são inúmeros: os alunos terão maior autonomia na construção do seu conhecimento, com recursos que facilitam a aprendizagem, e terão a oportunidade de ampliar suas possibilidades de pesquisa e criação, em um ambiente colaborativo e em contato com diversos conteúdos a qualquer momento e em qualquer lugar. Os professores terão acesso a todos os conteúdos do universo Google, que deixarão as aulas mais dinâmicas; poderão guardar todo seu material de forma segura em um espaço ilimitado; e ainda terão a possibilidade de compartilhar materiais e experiências com professores de qualquer lugar do mundo.

Botão Voltar ao topo