DestaqueRS

Moradores de Pelotas criam jardins para combater lixo irregular

Cansados de vivenciar os problemas causados pelo descarte irregular de lixo, um grupo de moradores do Navegantes II, com apoio da Prefeitura de Pelotas, decidiu transformar em jardins esses depósitos irregulares de resíduos encontrados na avenida Cidade de Rio Grande. A iniciativa busca sensibilizar a vizinhança para que ajude a manter o bairro limpo e bem cuidado.Em duas semanas, três espaços já foram criados, o mais recente no último sábado (2). Outros três aguardam para serem feitos e a expectativa é ampliar ainda mais. O desejo de dar nova cara ao Navegantes II começou em março, explicou Veridiana Pereira, moradora da região há mais de 30 anos e responsável por dar início ao projeto.

O Sanep havia efetuado a limpeza do canal e a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) podado algumas das árvores da região. A partir de então, outros moradores, preocupados com a situação, integraram a busca por apoio para a construção dos jardins nas saídas de ruas, a fim de resolver o problema. O Poder Público mais uma vez foi parceiro.

Publicidade

A Secretaria de Educação e Desporto (Smed), por meio do projeto Escola Mais Verde, conseguiu os pneus coloridos que foram colocados nos espaços e as mudas de flores e árvores plantadas – bromélias, pitangueiras, araçás, rosas, etc. A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) por sua vez, através da Coordenadoria de Serviços e Ações Comunitárias (Cosac) do Porto, além de recolher o lixo rotineiramente, aterrou a área com terra vegetal, propícia ao plantio.“Essa ajuda foi fundamental para motivar a comunidade”, destacou a moradora. Tudo começou com um jardim, que além das plantas e pneus, conta com placas que pedem a preservação do espaço. Outros dois vizinhos gostaram da ideia e fizeram mais duas quadras. Vendo essa mudança no Navegantes II, outros três se interessaram e pretendem revitalizar mais três quadras.

 

Publicidade
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar