NotíciasRio Grande do Sul

Seguem obras da nova ponte na Linha Feijó

Secretaria de Obras de Caxias do Sul executa paredes e tabuleiro; já finalizou fundações, terraplanagem e detonações no local

Caxias do Sul/RS – Avança a construção de uma nova ponte na Estrada São José da Linha Feijó, entre os bairros de Forqueta e Desvio Rizzo. O trabalho começou no final de outubro e, na primeira quinzena, já foram finalizadas as fundações, terraplanagem e detonações. No momento, estão sendo montadas as estruturas pré-moldadas, que compreendem as paredes e o tabuleiro (parte superior, onde passam veículos).

As próximas etapas são a concretagem da capa complementar do tabuleiro e a construção de alas dos dois lados, partes que facilitam a entrada e a saída. A estrutura terá 10,8 metros de largura, contra 4,5 da anterior. A altura e o comprimento também serão maiores: passarão de 1,7 metro para 2,8; e de 3,6 metros para 5,7, respectivamente.

Conforme análise da engenharia da Smosp, devido ao processo erosivo, uma das partes da base ruiu, causando desestabilização no antigo tabuleiro há alguns anos. A estrutura estava apoiada diretamente sobre o curso d’água. O espaço para escoamento se encontrava reduzido, o que facilitava a submersão em dias de chuva. A estimativa da Smosp é que a antiga ponte teria entre 30 e 40 anos, construída com parede de pedras argamassadas e concreto armado.

O serviço é totalmente desenvolvido pela Smosp, sendo que a ponte foi fabricada pelo setor de artefatos de concreto da pasta. Com esses esforços, o custo para o Município é menor.

A previsão é de conclusão em até dois meses, com condições climáticas adequadas. O trecho ficará com tráfego bloqueado durante os trabalhos. Desvios de trânsito podem ser feitos da seguinte forma: quem quiser acessar o bairro Desvio Rizzo deve ingressar Estrada Municipal 323; para ir a Forqueta, será preciso seguir pela Estrada Josephina Bianchi Segat.

Botão Voltar ao topo