NotíciasRio Grande do Sul

Pelotas: O Bairro da Gente na Gotuzzo

Prefeitura e parceiros proporcionaram uma tarde diferente, animada e repleta de oportunidades, aos moradores do Fragata

A 10ª edição de O Bairro da Gente reuniu famílias na Vila Gotuzzo. Na tarde deste sábado (30), centenas de moradores do Fragata participaram do evento promovido pela Prefeitura, que levou serviços, parceiros e atrações para a região.

O objetivo principal do “Bairro” é aproximar a população da administração municipal, por meio da audiência pública com a prefeita Paula Mascarenhas e secretários, além da presença das diferentes esferas do governo. A atuação de empresas e entidades também se tornou parte da programação ao longo das edições.

Na Gotuzzo, por exemplo, o samba e a música gauchesca embalaram o evento. A banda Amigos do Sereno levou a comunidade a dançar no tablado montado no campo do Liberal e aproveitou a oportunidade para divulgar a arrecadação de materiais de higiene à Santa Casa de Misericórdia. A doação será feita neste domingo (1º) durante a festa do Dia Municipal do Samba, no Mercado Central.

A apresentação da invernada juvenil do CTG Candeeiro Crioulo, da Escola Estadual de Educação Básica (EEEA) Osmar da Rocha Grafulha, por sua vez, proporcionou um pouco das tradições gaúchas ao Fragata.

Secretarias presentes

Quem compareceu ao Bairro da Gente pôde desfrutar dos serviços oferecidos pelos órgãos municipais. A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) levou sua escolinha para os pequenos e confeccionou também o cartão para estacionamento preferencial de idosos e pessoas com deficiência.

A Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) divulgou a Sala do Empreendedor e o sistema de alvarás on-line, e informou sobre linhas de crédito. O Sanep fez a distribuição de água e ações educacionais por meio do Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas).

Já a Qualidade Ambiental (SQA) trocou mudas de plantas por lixo eletrônico, a Habitação (SHRF) orientou para cadastro de regularização fundiária no Fragata, e a Fazenda (SMF) difundiu o programa Nota Legal Pelotense.

Os destaques, no entanto, foram as Secretarias de Assistência Social (SAS), Educação e Desporto (Smed) e Saúde (SMS). A SAS confeccionou a carteirinha de autista, efetuou o Cadastro Único, expôs os artesanatos do grupo de mulheres do Cras-Fragata e doou roupas por meio do Setor de Rouparia.

O departamento da Assistência Social atraiu a atenção da moradora Daniela da Silva, que aproveitou a oportunidade para renovar os guarda-roupas dela e do filho Vitor Gabriel, que durante o evento também ganhou um novo corte de cabelo.

“Peguei roupas de verão, principalmente bermudas e sandálias. Achei todo o evento bom pra comunidade”, contou Daniela.
A Smed fez a comunidade suar a camisa e se exercitar, mesmo com o sol e as altas temperaturas da tarde. O projeto Vida Ativa foi atração com seu “aulão” de ritmos, que movimentou dezenas de pessoas. Para as crianças foram disponibilizados brinquedos infláveis e atividades com a Escolinha de Futebol.

A SMS, por sua vez, se fez presente com os setores de Saúde Bucal, vigilâncias Sanitária e Ambiental, e a equipe do programa Primeira Infância Melhor (PIM), promovendo atividades pedagógicas e de orientação às famílias. O destaque, no entanto, ficou para a imunização contra sarampo, novidade nesta 10ª edição.

A atividade integrou o Dia D de Vacinação contra a doença, que ocorreu em todo o país neste sábado. Aos 27 anos, Camila Corrêa aproveitou o serviço. Tomou a segunda dose e atualizou a caderneta de vacinas.

“É muito bom ter a vacina tão perto de casa. Moramos a duas quadras daqui”, compartilhou a mãe de Camila, Arlete Peres, que fez questão de que a saúde da filha estivesse em dia.

Ações de parceiros

A fim de proporcionar uma tarde de lazer e com múltiplos atrativos, a Prefeitura conta com o apoio de empresas e instituições parceiras na realização de O Bairro de Gente. Estrutura, alimentação e testes de saúde são alguns dos serviços oferecidos gratuitamente.

O Exército Brasileiro, o Clube dos Empresários do Fragata (Cefra), a Sociedade Recreativa Liberal e a LocalNet colaboraram com montagem da estrutura, organização, cedência do espaço e oferecimento de internet, respectivamente. A companhia de tecnologia também distribuiu, aos moradores, pipoca e algodão-doce, que se somaram às bolachas da Biscoitos Zezé, refrigerantes da Schin e Erva-mate Pantanal, na garantia dos lanches do evento.

Fotos: Michel Corvello

Mary Kay e O Boticário fizeram a demonstração de produtos e o cadastro de interessados em ter uma nova fonte de renda. Os cuidados com a aparência também foram enfoque do Senac e da Edward Escola de Cabeleireiro, com cortes de cabelo e penteados gratuitos – os mais procurados.

Moradora da Cohab Fragata, Janice Rockenbach foi uma das primeiras a aproveitar o serviço do Senac, evitando filas. Ela, junto com a filha Fernanda, deu uma repaginada no visual. “Temos que aproveitar a oportunidade”, disse.

Saúde: aferição de pressão arterial e vacinação contra o sarampo atraíram público – Fotos: Michel Corvello
Os parceiros ainda ampliaram os cuidados com a saúde. O Centro Auditivo Som & Voz possibilitou a triagem auditiva com encaminhamento para audiometria; as Óticas Diniz efetuaram testes de visão; e, o Instituto Educacional Dimensão, a aferição de pressão arterial, testes rápidos e oximetria.

A aposentada Ilza de Oliveira não descuidou do bem-estar nem durante O Bairro da Gente. Aos 86 anos, avaliou a pressão, em especial por causa do forte calor do sábado. Enquanto isso, o filho Fernando e o neto Jhordan se informaram sobre a série de descontos do Cartão de Todos e participaram das atividades da Smed.

“Já que temos os serviços e o evento aqui, que são coisas diferentes, temos que participar. Isso é fazer parte da vida do nosso bairro”, destacou Fernando Oliveira.

Botão Voltar ao topo