NotíciasRio Grande do Sul

Inicia Semana de Proteção Animal em Pelotas

A 2ª Semana da Proteção Animal de Pelotas começou ontem (2), com evento de abertura no Mercado Central. Até o domingo (8), uma série de atividades voltadas à posse responsável, adoção de animais e combate ao abandono e maus-tratos estão programadas para ocorrer. Na cerimônia, foi anunciada a renovação do contrato da Prefeitura com a ONG SOS Animais para realizar castrações em cães e gatos.As ações são organizadas pelo Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa), criado na gestão anterior, quando a prefeita Paula Mascarenhas era a vice de Eduardo Leite. De lá pra cá, compartilhou a gestora, as políticas públicas na área vêm se ampliando cada vez mais.

No que se refere às castrações, por exemplo, R$ 3,5 milhões foram investidos neste período. A prefeita ainda aproveitou a oportunidade para dar uma boa notícia: a manutenção do serviço para 2020 já faz parte do orçamento do Município, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas. Atualmente, 200 procedimentos são realizados mensalmente.

O presidente do Comupa, Henrique Fetter Carvalho, deu ênfase aos projetos desenvolvidos de educação e minimização dos problemas envolvendo só animais, principalmente no que diz respeito a maus-tratos e abandono. Lembrou do avanço nos últimos anos, com a criação da Cartilha de Proteção Animal, a melhoria nas estruturas de atendimento do Município, e a realização de blitze mensais de combate a maus-tratos a cavalos.

O Comitê é responsável ainda pela elaboração do Código de Proteção Animal, pelas alternativas para a substituição dos veículos de tração animal – o que deve ocorrer até o próximo ano -, e pela inclusão de práticas e saberes de proteção animal nas escolas públicas.

Sobre a lei que proíbe veículos de tração animal na zona urbana, a prefeita enfatizou que este é um dos grandes desafios da gestão e que o trabalho agora se foca na busca de parceiros que invistam na ideia e apresentem protótipos economicamente viáveis.

Empresa Amiga dos Animais
Durante o evento, três empreendimentos foram agraciados com o Selo Empresa Amiga dos Animais. A honraria da Prefeitura reconhece aqueles que desenvolvem algum trabalho voltado à causa – em benefício do Canil Municipal, Hospedaria de Grandes Animais ou instituições que trabalhem com castração.

Desta vez, foram agraciados com o selo, lançado em maio, as empresas: Central Pet, representada por Rosane da Silveira; AgroEduca Brasil, na figura do diretor Claiton Reinhardt; e Pet Urbano, em que recebeu o reconhecimento Otávio Tavares dos Reis. Elas se somam ao Posto São José e ao Casarão Imóveis na lista de empresas amigas.A abertura da Semana de Proteção Animal contou com apresentação da Banda da Brigada Militar (BM) e da Banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Augusto Assumpção. Houve ainda a apresentação de Thor e Sam, cães da BM, que atuam em demostrações de obediência e também farejando drogas e entorpecentes.

Na parte interna do Mercado, está a exposição “Adotar é Legal – Todo o Cão Merece um Lar”, em que estrelam os animais do Canil Municipal. O evento desta segunda também teve teatro de fantoches referente à posse responsável, com o projeto ZOOando na Escola.

Botão Voltar ao topo