GastronomiaNotíciasRio Grande do Sul

Imaculada é eleita a melhor cervejaria de Caxias do Sul

Certificados foram entregues na tarde deste sábado (07/12), na UFF Bier

O 1º Concurso das Melhores Cervejas de Caxias do Sul teve seus vencedores anunciados na tarde deste sábado (07/12), na UFF Bier. Destaque para a Imaculada, que atingiu 15 pontos no geral e foi eleita e melhor cervejaria da cidade. O concurso teve o objetivo de promover e incentivar a produção de cerveja artesanal e estimular o aprimoramento técnico das cervejarias sediadas em Caxias do Sul, além de fomentar o setor do turismo, abrindo espaço para novas atrações turísticas.

Fotos: Mateus Argenta

Foram premiadas com selos Ouro, Prata e Bronze as três melhores cervejas avaliadas em cada estilo, conforme pontuação, além da melhor cerveja e da melhor cervejaria. Ao todo, 11 marcas participaram do concurso, totalizando 53 amostras. Juízes credenciados pela Cerva Serra e pelo Beer Judge Certification Program (BJCP) estiveram em Caxias do Sul analisando questões como aroma, qualidade do malte e lúpulo, aparência, características de fermentação, sabor, carbonatação, adstringência e demais critérios técnicos aplicáveis na avaliação de cada amostra.

Houve premiados nos estilos Lagers Internacionais e Americanas, American IPA e Specialty IPA, Wheat Beers, Pale Ales e IPAs, Brown e Amber Ale. “Caxias tem uma qualidade muito boa na produção de cerveja. Estamos fomentando uma cultura cervejeira na cidade. Não é só um negócio, a gente faz porque gosta. Estamos muito felizes por ter a melhor cerveja e também ser a melhor cervejaria de Caxias. A felicidade é imensa porque sabemos que o nível é muito alto”, comemorou Marlon Diego Rodrigues, da Cervejaria Imaculada.

Conforme Emílio Andreazza, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete), o concurso surgiu dentro do novo Arranjo Produtivo Local (APL) de Alimentos e Bebidas, lançado neste ano. “Acreditamos que dessa forma as cervejarias possam aumentar ainda mais a qualidade dos seus produtos, alcançando novos mercados e divulgando suas marcas. Caxias com certeza também é da cerveja”, enfatizou Andreazza.

O concurso foi uma parceria entre as secretarias municipais da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa); de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete) e de Turismo (Semtur) com a Associação dos Produtores de Cerveja da Serra Gaúcha (Aprocerva) e a Cerva Serra.

Premiados

Lagers Internacionais e Americanas
Bronze: Imaculada Pilsen
Ouro: Uff Hop Lager Bier

American IPA e Specialty IPA
Bronze: La Birra Black IPA
Ouro: Imaculada IPA

Wheat Beers
Bronze: Raines Witbier
Prata: Ordeo Nebbia
Ouro: Felsen Wit

Pale Ales
Bronze: Ordeo Cosmmos
Prata: Landsberg Viking Demon
Ouro: Salvador Brewing Co. Spitfire

IPAs, Brown e Amber Ales
Prata: Imaculada Red Ale
Ouro: Salvador Brewing Co. Dog Fight Brown Ale

Best of Show
Bronze: Felsen Wit
Prata: Salvador Brewing Co. Dog Fight Brown Ale
Ouro: Imaculada IPA

Melhor Cervejaria
Imaculada

Botão Voltar ao topo