Caxias do SulDestaqueSerra Gaúcha

Operação Papai Noel 2019 é lançada em Caxias do Sul

A Operação Papai Noel 2019 foi lançada nesta sexta-feira (6), em Caxias do Sul, com o objetivo de minimizar a criminalidade na área central da cidade. A ação é uma parceria entre entidades do comércio, órgãos públicos e agentes de segurança.

Com essa ação, a ideia é atuar para melhorar a sensação de segurança na cidade durante o período de Natal, quando é intensificada a circulação de pessoas nas ruas para as compras de final de ano. A cerimônia de lançamento ocorreu na sede do 12º Batalhão da Polícia Militar (12º BPM).

Publicidade

Para atuação, a polícia estará presentes nos principais pontos de comércio na cidade, seja por meio de viaturas, motos, à cavalo ou até mesmo bicicleta. A novidade para este ano é o uso de uma unidade móvel, que fará patrulhamento pelas áreas centrais, e o auxílio do esquadrão de aviação na ação. “A operação visa proteger os comerciantes e compradores nesta época do ano. Estaremos nas ruas da maneira mais focada e preventiva, para que todos os recursos de segurança sejam voltados à segurança de quem estiver circulando nas áreas de comércio”, explica Major Wagner Carvalho dos Santos, representante do Sub Comando do 12º BPM.

Conforme os dados apresentados pelo 12º BPM na coletiva, os índices de criminalidade reduziram consideravelmente a partir do lançamento da força-tarefa. Em 2016, foram 655 registros de criminalidade no comércio, contra 288 em 2017 e 172 em 2018. Os sinais são vistos positivamente pelas entidades do setor. “Essa sinergia entre todos os envolvidos reflete o excelente trabalho, que já está sendo percebido no comércio caxiense nas últimas edições”, destaca o coordenador de Segurança do Sindilojas Edenilson Luz dos Reis, que, na ocasião representou também a CDL Caxias do Sul e o Sindigêneros.

A Operação Papai Noel é promovida pelo 12º BPM, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Guarda Municipal, Prefeitura, Brigada Militar Comando Rodoviário, Fiscalização de Trânsito, CDL Caxias do Sul, Sindilojas, Sindigêneros e a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul.

Publicidade
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar