NotíciasRio Grande do Sul

Semana da Acessibilidade e Inclusão reúne mais de 900 pessoas em Caxias do Sul

Programação contou com show de talentos, palestras, cine debate, painéis e happy hour inclusivo

A Coordenadoria de Acessibilidade, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), realizou a III Semana da Acessibilidade e Inclusão de 03 a 08 de dezembro. A programação contou com um show de talentos, campanhas educativas, palestras, cine debate, painéis, oficinas abertas de canoagem, vela e remo, além de um happy hour inclusivo.

A cerimônia de abertura aconteceu no dia 03 com o show de talentos “Arte e Cultura Acessível”, reunindo cerca de 150 participantes. Na oportunidade, as pessoas com deficiência puderam apresentar suas habilidades artísticas para a comunidade em geral.

Outros destaques foram a palestra “Como empoderar pessoas com deficiência”, ministrada pelo empreendedor social e produtor do filme “Cromossomo 21”, Alex Duarte. O documentário “Expedição 21” foi exibido ineditamente em Caxias do Sul. Temas como o empoderamento da PcD e desmistificação de conceitos de incapacidade também foram abordados, principalmente sobre a dependência que a sociedade e familiares de pessoas com deficiência perpetuam nas suas relações de convivência.

Foto: João Pedro Bressan

O titular da Coordenadoria de Acessibilidade, Tibiriçá Maineri, avaliou positivamente a exibição do filme. “O diretor do filme Cromossomo 21 mostra a autonomia das pessoas com Síndrome de Down e isso faz com que tenhamos mais empatia sobre essa questão. Foi muito bom ver a evolução do segmento das pessoas com deficiência, pois hoje participam mais da sociedade e tem autonomia. Falta a sociedade e as famílias reconhecerem o potencial das pessoas com Síndrome de Down, pois elas têm muita capacidade. E a palestra enfatizou que elas podem ter uma vida independente também”, concluiu Tibiriçá.

A programação ainda recebeu o seminário “Direitos Humanos e PcD: Avanços e Desafios”. O evento ocorreu no Bloco H da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e contou com um painel que abordou a avaliação biopsicossocial da deficiência, mediado pela coordenadora geral de Relações Interinstitucionais, Liliane Cristina Gonçalves. Já o segundo painel ficou por conta da secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscila Gaspar, a primeira surda a ocupar um cargo no segundo escalão do governo federal. Ela abordou os direitos humanos relacionados à pessoa com deficiência, principalmente à população surda, com ênfase nos avanços e desafios para efetivação e garantia dos direitos e deveres das PcDs.

“Estes temas precisam ser discutidos e conhecidos pela sociedade. A avaliação biopsicossocial é um assunto novo e que precisa ser colocada em prática. Por isso agora precisa da avaliação de outros profissionais para analisar quais os recursos que essa PcD precisa e tem. Os painéis trouxeram novidades que existem no Brasil a fora, principalmente na legislação, sobre o direito ao intérprete de Libras, os direitos e acessos ao serviços públicos. É confortante saber que temos pesquisas e equipes mais engajadas para melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência”, resumiu Tibiriçá.

Já o encerramento da Semana foi marcado pelo Happy Hour Inclusivo, no Brazza. O evento ocorreu ao longo da tarde de domingo (08/12), visando um momento de descontração, além de ofertar um espaço de acessibilidade. A atividade contou com cardápios adaptados e apresentações culturais.

A diretora de Proteção Social da SMSPPS, Franciele Roso, ressaltou o sucesso da Semana. “As PcDs com certeza foram protagonistas das atividades, onde buscamos destacar as capacidades e habilidades delas. No encerramento foi possível evidenciar as possibilidades de rompimento das barreiras, além de ofertar um espaço de inclusão social”, reforçou a diretora.

Botão Voltar ao topo