NotíciasRio Grande do Sul

Jovens são estimulados à liderança e à inovação, em Pelotas

Projeto Start prepara mais 66 jovens ao mercado de trabalho em aulas de empreendedorismo, produção de currículos e treinamento para entrevistas de emprego. Até agora, 310 adolescentes receberam a capacitação

Um dia para provar o seu potencial de liderança e inovação. Assim a quinta turma do Start – projeto do Pacto Pelotas pela Paz que prepara jovens para o mercado de trabalho – encerrou o ano de atividades. Nesta segunda-feira (16), foi a vez dos 30 adolescentes participantes das escolas municipais Jornalista Deogar Soares e Piratinino de Almeida, no Dunas, mostrarem a sua capacidade de comunicação e persuasão ao criarem um novo produto e apresentar ao restante da turma.

O desafio foi aceito e boas ideias foram lançadas, como uma garrafa que filtra água e a mantém gelada – um projeto sustentável, visando o consumo consciente, e acessível ao bolso do consumidor. O estímulo ao empreendedorismo e ao protagonismo juvenil norteia a iniciativa do Pacto, que formou 310 jovens, em quatro turmas, do Sítio Floresta, Areal, Colônia Z3, Getúlio Vargas, Navegantes, Laranjal, Santa Terezinha, Pestano, Centro e Vila Princesa. Destes, 40 já estão trabalhando.

Estímulo ao empreendedorismo

Esta é uma das apostas da Prefeitura para prevenir a violência e construir ambientes mais saudáveis para a juventude pelotense.

“A proposta deste trabalho é fazer com que os alunos criem produtos ou serviços que ainda não existem, e apresentem com técnicas de venda. O objetivo é incentivar a inovação, empreendedorismo e liderança”, explicou o coordenador do Start, Pablo Salomão.
O idealizador do projeto acrescentou que os núcleos – do Dunas e da Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Pedro Osório (onde mais 36 jovens participam) – retornam com as atividades em março, quando um novo módulo será incorporado às aulas. Os participantes terão um mês destinado, especialmente, ao treinamento para entrevistas de emprego – como se comportar, o que falar e as técnicas para se sair bem nestas situações que, na maioria das vezes, são decisivas para a conquista de uma vaga de trabalho.

“O conteúdo é bastante visto durante o curso, mas a ideia é intensificar o conhecimento e deixar os jovens ainda mais capacitados para a entrevista”, enfatizou Salomão, mencionando que novas vagas serão abertas para esta oficina. Os jovens da região das escolas podem procurá-las para manifestar o interesse pelo módulo. O coordenador aponta a oportunidade significativa que os alunos terão, nesta fase, ao apresentarem o seu potencial diretamente a gerentes de empresas que visitarão as turmas.

À conquista dos clientes

A timidez precisou ser deixada de lado na apresentação dos trabalhos, que também representaram uma chance para os adolescentes aprenderem a funcionarem em grupo. A garrafa capaz de filtrar e manter a água gelada foi invenção do grupo da Karen dos Santos, 16 anos – uma ideia que une o útil ao agradável, contou a jovem. Ela e os colegas empregaram boas técnicas de venda, como oferta no preço do produto e destaque aos seus pontos favoráveis, para convencer os ‘clientes’.

Karen acredita que levará o aprendizado para o resto da vida – Fotos: Michel Corvello
“O Start foi ideal pra mim porque nos ensinou a arriscar, ter coragem e ‘dar a cara a tapa’. Aprendi muito aqui, melhorei minha comunicação e forma de me expressar… Não tenho dúvidas de que vou levar esse aprendizado pro resto da minha vida”, assinalou Karen.

Start

O projeto é uma das frentes de atuação do Banco de Oportunidades – também iniciativa do Pacto –, que até agora captou mais de 1,3 mil vagas em cursos, oficinas e Jovem Aprendiz. Surgiu da necessidade apresentada pelas instituições parceiras de ver os jovens chegando mais preparados ao primeiro emprego. As aulas contam com professores do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e secretarias municipais de Assistência Social, de Cultura e de Educação e Desporto. Recentemente, o Start foi reconhecido nacionalmente ao conquistar a nona posição do Prêmio de Inovação em Política Públicas para Juventude, organizado pela Secretaria Nacional da Juventude.

Botão Voltar ao topo