NotíciasRio Grande do Sul

Prefeitura homenageia paratletas hamburguenses

Paratletas obtiveram ótimos resultados na 13ª Paralimpíada Escolar

Superação, determinação, força, autodescoberta. As palavras comumente atribuídas a atletas e a quem busca o sucesso no esporte ganham ainda mais força na história de três jovens que na tarde desta segunda-feira, 16, foram homenageados pela prefeita Fátima Daudt em seu gabinete com a Comenda Mérito Atleta Hamburguense. Os alunos da rede municipal de ensino Shauane Flores Ludwig, da EMEF Francisco Xavier Kunst e Cauê Pilger Ribeiro, da EMEF Getúlio Vargas, ao lado de Erick Kauã dos Santos, aluno do Ciep Canudos, foram os hamburguenses que se destacaram na 13ª Paralimpíada Escolar, que ocorreu em São Paulo, entre 18 e 22 de novembro.

Os paratletas hamburguenses fizeram parte de competições que reuniram mais de 1220 atletas de 26 estados e do Distrito Federal, sendo este o maior evento esportivo do mundo para pessoas com deficiência em idade escolar.

Shauane conquistou o 5º lugar no salto em distância, 6º lugar nos 250 metros e no arremesso de peso. Erick ficou em 2º lugar nos 100 metros e 3º lugar no salto em distância. Cauê se destacou na natação ao conquistar a medalha de ouro nos 100 metros peito e bronze nos 100 metros costas.

Junto dos secretários municipais de Educação, Maristela Guasselli, e de Esportes e Lazer, João Luis Ferreira da Silva, o Preto, a prefeita Fátima Daudt fez questão de conversar com cada um dos paratletas e com os familiares que os acompanharam, professores e diretores das escolas que representam. “Vocês são exemplos de força, luta e garra. É um orgulho imenso recebê-los aqui”, disse a prefeita.

Parcerias e estímulo à prática esportiva

Maristela destacou a importância da integração das duas secretarias, de Educação (Smed) e de Esporte e Lazer (Smel) na valorização e descoberta de talentos na prática esportiva dentro das escolas. “Estamos sempre trabalhando juntos, em uma parceria que rende frutos”, comentou Maristela. O titular da Smel, Preto, como ex-atleta, falou da emoção em receber os alunos na tarde desta segunda-feira e sobre o quanto é fundamental trabalhar no estímulo ao esporte.

Ao lado de Daniel Bins, chefe de Departamento e árbitro profissional, Preto referiu-se a toda a equipe que promove essa valorização e agradeceu aos familiares dos atletas, os avós de Erick, Rogério Pacheco e Maria Teresinha dos Santos, a mãe de Kauê, Mara Pilger, o diretor do Ciep Canudos, José Silon, a diretora da EMEF Getúlio Vargas, Aline Vargas, a professora de Educação Física da EMEF Francisco Xavier Kunst, Cláudia da Rosa Romero, e da professora de atendimento especializado da rede estadual, Simone Schemes Ludwig. “O trabalho de todos está interligado, não podemos fazer nada sozinhos, a união traz bons resultados e tomara que no ano que vem possamos estar aqui homenageando ainda mais atletas hamburguenses”, completou Bins.

Botão Voltar ao topo