NotíciasRio Grande do Sul

Pelotas divulga prazos relativos à rede municipal de ensino

Emeis: matrículas nos Prés 1 e 2 serão de 5 a 14 de fevereiro nas escolas

Pais e responsáveis devem ficar atentos ao cronograma de inscrições e matrículas definido pela Prefeitura de Pelotas e Secretaria Estadual de Educação (Seduc), referente à rede municipal de ensino. As matrículas dos alunos de Prés 1 e 2 das Escolas de Educação Infantil (Emeis) devem ser feitas diretamente nos educandários, de 5 a 14 de fevereiro. As matrículas das crianças de 0 a 3 anos foram feitas em dezembro do ano passado.

O período para efetivação de matrículas, com entrega de documentação, dos alunos inscritos nos Prés e nos 1º anos das Escolas de Ensino Fundamental (Emefs) já está aberto e fica disponível até dia 17 de janeiro. O processo também precisa ser feito diretamente nas instituições de ensino.

Cabe ressaltar que aqueles que não fizerem as matrículas nos períodos estabelecidos estão sujeitos à perda da vaga.

Para quem perdeu o prazo de inscrição

Aqueles estudantes que perderam o prazo de inscrição nos Prés 1 e 2 (de Emeis e Emefs) e dos 1ºs anos dos ensinos Fundamental e Médio, no ano passado, têm uma nova oportunidade em 2020: de 6 a 17 de janeiro será possível realizar a inscrição no site da Seduc. Nestes casos, o período de realização de matrículas será de 27 de janeiro a 7 de fevereiro (no caso das Emefs) e de 5 a 14 de fevereiro (no caso das Emeis), diretamente nas escolas.

Transferências

Os alunos de 2º a 9º ano de Ensino Fundamental e de 2º e 3º anos do Ensino Médio que optarem por solicitar transferência de escola devem fazer o pedido – pelo site da Seduc – de 6 a 17 de janeiro. Estes também poderão efetivar a matrícula nos educandários de 27 de janeiro a 7 de fevereiro.

Inscritos nos cursos técnicos da Educação Profissional do Município precisam efetuar as matrículas nas escolas até 17 de janeiro. Os suplentes terão o período de 27 de janeiro a 7 de fevereiro para realizar o processo.

Documentação

No período de efetivação de matrícula nas escolas, os pais ou responsáveis devem apresentar o seu documento de identidade com foto, certidão de nascimento ou RG do aluno, bem como, sua carteira de vacinação e Cartão SUS. No caso das transferências (2° a 9° ano), também é preciso apresentar guia de transferência ou histórico escolar.

Veja abaixo o cronograma resumido

  • Alunos de 0 a 3 anos das Emeis: matrículas efetuadas em dezembro de 2019
  • Matrículas de Prés 1 e 2 nas Emeis: de 5 a 14 de fevereiro
  • Efetivação de matrículas de Prés 1 e 2 nas Emefs: de 2 a 17 de janeiro
  • Efetivação de matrículas dos 1ºs anos nas Emefs: de 2 a 17 de janeiro
  • Inscrições online para Prés 1 e 2 e 1ºs anos do Fundamental e Médio (para quem perdeu o prazo do ano passado): de 6 a 17 de janeiro
  • Efetivação de matrículas nas escolas para quem se inscreveu de 6 a 17 de janeiro: 27 de janeiro a 7 de fevereiro (Emefs) e 5 a 14 de fevereiro (Emeis)
  • Inscrição online para transferência de escolas (2º a 9º ano do Fundamental e 2º e 3º anos do Médio): 6 a 17 de janeiro
  • Efetivação de matrículas nas escolas para quem solicitou transferência: de 27 de janeiro a 7 de fevereiro
  • Matrículas nas escolas para cursos técnicos – Educação Profissional: de 2 a 17 de janeiro
  • Matrículas nas escolas para suplentes em cursos técnicos: de 27 de janeiro a 7 de fevereiro.
Botão Voltar ao topo