NotíciasRio Grande do Sul

Prefeito mais jovem da história de Caxias do Sul assume o cargo

Ricardo Daneluz, prefeito interino, reuniu secretariado na manhã desta sexta-feira

O Prefeito interino, Ricardo Daneluz Neto, é o prefeito mais jovem da história de Caxias do Sul com 30 anos de idade. Antes dele, o mais jovem prefeito foi Euclides Triches, eleito em 1951, com 32 anos. Daneluz assumiu a Prefeitura nesta quinta-feira (02/01), após ser empossado como presidente da Mesa Diretora do Legislativo 2020. Nesta sexta-feira, às 7h30, ele reuniu o secretariado para se inteirar das coisas mais urgentes que precisam de andamento imediato.

Fotos: Vinicios Cardoso

Na tarde desta quinta, no auditório do Centro Administrativo, o Prefeito interino Flávio Cassina, que estava à frente do Executivo desde o último dia 23 de dezembro, após a cassação do prefeito Daniel Guerra, passou o cargo a Daneluz. Este fica no cargo até o dia 09 de janeiro, quando ocorrem as eleições indiretas para prefeito e vice-prefeito na Câmara Municipal.

Ao transmitir o cargo, Cassina reforçou a importância do trabalho conjunto com a equipe de transição. Também falou da retomada do desenvolvimento de Caxias a nível regional, tanto que anunciou a assinatura do termo de adesão de Caxias do Sul na Região Metropolitana da Serra Gaúcha nos últimos dias de 2019. “Assinamos o convênio para não perdemos o prazo, que era até 31 de dezembro. É de nosso interesse trabalhar as demandas coletivas a nível regional”, explicou.

Na mesma linha, seguiu Ricardo Daneluz, que é ligado ao campo e ao tradicionalismo. Ele disse que, embora sejam poucos dias, trabalhará para desburocratizar a Prefeitura, citando como exemplo a liberação de alvarás e agilizando processos como o IU (Informações urbanísticas) para que as pessoas possam trabalhar, empreender. Também falou das questões regionais como o Aeroporto da Serra Gaúcha em Vila Oliva. “As placas das divisas dos municípios servem somente para saber quem cuida até ali. Devemos sim trabalhar em conjunto, concentrando recursos em obras para o desenvolvimento de nossa região”, afirmou.

Daneluz ainda ressaltou o diálogo com entidades representativas no seu período no Executivo. “São elas que geram emprego e renda e precisam de condições para trabalhar. Uma união a base de muito diálogo, de uma construção de cidade, de construção de região”.

A cerimônia de transmissão do cargo foi acompanhada pelo prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves e seu vice-prefeito Pedro Pedrozo, pelo ex-prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, empresários da CIC, CDL, lideranças comunitárias, vereadores e a comunidade.

Botão Voltar ao topo