NotíciasRio Grande do Sul

Ação Integrada resgata aves silvestres em São Leopoldo

Pássaros estavam em cativeiro no bairro Arroio da Manteiga

Um papagaio, dois pássaros da espécie canários da terra e um coleirinho foram resgatados em uma ação integrada do Grupamento de Defesa Ambiental, da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) e agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) no bairro Arroio da Manteiga. A operação foi realizada na quinta-feira, 9 de janeiro.

Fotos: Divulgação/Scom/PMSL

O papagaio estava sendo oferecido para a venda na internet. A ação foi em atendimento a uma denúncia feita através do telefone 156 da Ouvidoria Municipal. O infrator foi autuado e intimado a comparecer à Draco para prestar esclarecimentos. A ave foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (IBAMA) em Porto Alegre. O setor é responsável por recepcionar, triar e tratar os animais silvestres resgatados, ou apreendidos pelos órgãos fiscalizadores e reinseri-los na natureza, ou encaminha-los para criadores credenciados. Já os pássaros foram soltos no Parque Imperatriz Leopoldina.

A lei Nº 9.605 estabelece que matar perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente é considerado crime.

Denúncias
A população pode realizar denúncias através dos números da Ouvidoria 156 e da GCM 153.

Botão Voltar ao topo