NotíciasRio Grande do Sul

São Leopoldo recolhe resíduos descartados de forma irregular

Mais de quatorze cargas de caminhão foram necessárias para retirar o lixo acumulado, descartado irregularmente, na avenida Atalíbio Taurino de Rezende, e nas ruas Campo Bom e Picada Capivara, no bairro Campina. As equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) atuaram nesta sexta e sábado no local garantindo a limpeza e a melhoria do espaço. A Prefeitura de São Leopoldo, através do Programa Cidade Limpa e Consciente tem atacado os focos de descarte irregular, transformando espaços que ao invés de amontoados de lixo se tornem espaços de convívio, como no caso da rua Pottenstein, na Feitoria, e da Rua Cora Coralina, ao lado da Escola Municipal Chico Xavier.

A Diretoria de Limpeza Pública alerta que, ao contratar serviços de transporte e destinação de resíduos da construção civil e extradomiciliares, é preciso se certificar do destino correto dos resíduos, além de contribuir com a limpeza da cidade, utilizando os entrepostos dando destino correto aos resíduos, evitando as multas previstas no novo código de limpeza urbana.

Código Municipal de Limpeza Pública Urbana

São Leopoldo passou a contar a partir de dezembro com o Código Municipal de Limpeza Pública Urbana, que prevê multa pelo descarte irregular, que varia de R$ 195,50 à R$ 17.595,00, no caso da multa máxima de 4500 UPM´s.

Entrepostos

O Governo Municipal disponibiliza três postos de recolhimento de resíduos extradomiciliares, os entrepostos, que recebem até um metro cúbico (o equivalente a um reboque cheio), por pessoa, a cada mês. Os pontos de coleta de entulhos domiciliares são uma iniciativa da Prefeitura para acabar com os focos de descartes irregulares, ou seja, ruas, terrenos, praças.

Os entrepostos recebem, de forma gratuita, o descarte de entulhos como pneus, móveis inservíveis e galhos de poda de forma gratuita. Após passar por uma triagem os resíduos são destinados aos locais de reciclagem.
Como descartar corretamente

Cada cidadão pode descartar até um metro cúbico por mês, após fazer um cadastro apresentando documento de identificação. Cabe ao cidadão a despesa com o transporte dos entulhos até os postos de coleta.

Locais e horários de atendimento

  • Bairro Scharlau – avenida Leopoldo Albino Scherer, 430. Atendimento: de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30 e nos sábados das 7h30 às 16h30.
  • Bairro Feitoria: avenida Feitoria, próximo à Escola Agrícola Visconde de São Leopoldo. Atendimento: de segunda a sábado das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
  • Bairro Duque de Caxias: rua Nereu Ramos esquina com a rua Porto Velho. Atendimento: de segunda a sábado das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30.
Botão Voltar ao topo