NotíciasRio Grande do Sul

Desfile das Escolas de Samba de Novo Hamburgo será dia 22 de fevereiro

A Secretaria Municipal da Cultura (Secult) confirmou nesta semana o Desfile das Escolas de Samba de Novo Hamburgo. O Carnaval de Rua volta à Avenida Pedro Adams Filho, no Centro, no sábado, 22 de fevereiro, a partir das 20h.

O projeto Desfile das Escolas de Samba de Novo Hamburgo, com proponência da Sociedade Cruzeiro do Sul, foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e Sistema Pró-Cultura RS, viabilizando a produção de fantasias, adereços, alegorias e a contratação de profissionais e serviços necessários para a infraestrutura do evento. A LIC-RS é um mecanismo de fomento cultural que oferece benefício fiscal para empresas que patrocinem os projetos culturais aprovados pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC).

Comemorando 50 anos de muito samba e carnaval, os Protegidos da Princesa Isabel juntam-se aos Leões da Sociedade Cruzeiro do Sul, levando o legado histórico de ambas as escolas para a avenida. Fundada em 1922, a Cruzeirinho, como é carinhosamente chamada, foi tombada pela atual gestão da Secretaria da Cultura como Patrimônio Cultural Imaterial de Novo Hamburgo ao completar 95 anos de fundação, em 2017.

O percurso será das Bancas até a Rua Lima e Silva, convergindo para uma grande festa de rua na Praça do Imigrante. A ideia principal é valorizar a diversidade artística e cultural brasileira, a democratização do acesso e a ocupação do espaço público. O Carnaval de Novo Hamburgo é um evento para toda a família, com entrada gratuita e acessibilidade para as pessoas com deficiência. Quem quiser pular o carnaval: pode pular. Quem quiser assistir sentado, também está convidado a trazer sua cadeira para acompanhar ao desfile.

Cabe salientar que o projeto teve seu mérito cultural examinado e aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura e que, por isso, poderá usufruir de financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e Sistema Pró-Cultura RS.

Botão Voltar ao topo