NotíciasRio Grande do Sul

Empresa multada recolhe seu lixo irregular em São Leopoldo

No dia 7 de janeiro, a fiscalização de Limpeza Pública de São Leopoldo identificou resíduos especiais descartados irregularmente em via pública, próximo a uma área verde do bairro São José. Na quinta-feira (23) uma empresa de Novo Hamburgo, identificada, autuada e multada pelo descarte, iniciou a remoção dos resíduos.

A multa pelo descarte irregular varia de R$195,50 a R$17.595,00 conforme prevê a lei municipal n°9145/2019. O descarte correto deve ser feito nos entrepostos municipais ou através de uma empresa especializada .

São Leopoldo tem três postos de recolhimento de resíduos extradomiciliares, os entrepostos, que recebem até um metro cúbico (o equivalente a um reboque cheio), por pessoa, a cada mês. Os pontos de coleta de entulhos domiciliares são uma iniciativa da Prefeitura para acabar com os focos de descartes irregulares. Os entrepostos recebem, de forma gratuita, o descarte de entulhos como pneus, móveis inservíveis e galhos de poda de forma gratuita. Após passar por uma triagem os resíduos são destinados aos locais de reciclagem.

Para descartar resíduos nos entrepostos o cidadão deve apresentar documento de identificação para fazer o cadastro. Cabe ao cidadão a despesa com o transporte dos entulhos até os postos de coleta.

Locais e horários de atendimento

Bairro Scharlau: avenida Leopoldo Albino Scherer, 430. Atendimento: de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30 e nos sábados das 7h30 às 16h30.

Bairro Feitoria: avenida Feitoria, próximo à Escola Agrícola Visconde de São Leopoldo. Atendimento: de segunda a sábado das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Bairro Duque de Caxias: rua Nereu Ramos esquina com a rua Porto Velho. Atendimento: de segunda a sábado das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30.

Botão Voltar ao topo