NotíciasRio Grande do Sul

Caxias atende mais de 300 crianças e adolescentes na Colônia de Férias

Ação é uma parceria da Smel com as Secretarias da Educação e da Agricultura

A tradicional Colônia de Férias da Secretaria do Esporte e Lazer (Smel), que iniciou no último dia 13, já recebeu 313 crianças em suas duas primeiras semanas. A iniciativa que promove a prática de esportes náuticos para crianças e adolescentes na represa São Miguel (Complexo Dal Bó) tem como modalidades oferecidas o remo, a vela, e a canoagem, além de outras atividades esportivas e lúdicas.

Yasmin Dornelles, 15 anos, participou da colônia pela quinta vez, ao lado da irmã. Ela destaca a importância das atividades. “Eu participo do programa Navegar há 5 anos, o segundo que eu participo com a minha irmã. A gente gosta muito de estar aqui, fizemos muitos amigos e conhecemos muitos professores que nos inspiram a continuar e gostar cada vez mais desses esportes. Minha modalidade favorita é o remo, tenho uma paixão inexplicável por ele e eu o pratico com muito amor”, comenta.

Leonardo Amaral, professor do Navegar fala sobre o que as crianças podem aprender com as práticas esportivas. “Aqui eles tem uma oportunidade de vivenciar três esportes náuticos, o remo, a vela e a canoagem, que não fazem parte do cotidiano deles. A maioria dos alunos vivenciam pela primeira vez o esporte no Programa Navegar e nas férias participam da Colônia, ou vivencia na Colônia pela primeira vez e passam a participam do nosso programa durante o ano. A atividade permite que eles conheçam alunos de outras escolas, construam novas amizades e também permite que eles interajam com outras pessoas. Trabalhamos com o espírito de equipe, colaboração e motricidade ampla”, afirma.

A Secretaria da Educação (Smed) é parceira da ação, oferecendo transporte para grupos de nove escolas municipais previamente cadastradas. Crianças e adolescentes com idade entre 08 e 17 anos que não fazem parte dos grupos também podem participar. As atividades ocorrem de segunda a sexta das 13h45 às 16h30, até o dia 07 de fevereiro. É obrigatório o uso de colete salva-vidas, e dois professores e um estagiário são responsáveis por atividade. Também há lanche para todos os participantes, fornecido pelo Banco de Alimentos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa). Mais informações no telefone (54) 3901-8025.

Botão Voltar ao topo