NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul reúne comunidades para definir detalhes da Festa da Uva

A manhã de terça-feira (28) foi importante para que os subprefeitos dos distritos de Caxias do Sul possam se aproximar ainda mais da programação da Festa das Colheitas, evento multicultural apresentado pela Comissão Comunitária da Festa da Uva e que ocorre em março. Isto porque uma reunião entre os líderes destas comunidades ocorreu com a equipe da Festa das Colheitas – e contou com a presença também do prefeito, Flávio Cassina e do vice-prefeito Edio Elói Frizzo.

Representantes dos distritos de Criúva, Fazenda Souza, Vila Cristina, Vila Oliva e Vila Seca e das regiões administrativas Ana Rech, Desvio Rizzo, Forqueta e Galópolis, além do 1º Distrito, e demais fornecedores do evento participaram.

O encontro, no auditório do Centro Administrativo, serviu para sanar dúvidas, promover ideias e fortalecer os laços entre a Comissão da Festa e os representantes das comunidades interioranas de Caxias do Sul. A Secretaria de Obras e a Secretaria de Agricultura também acompanharam.

Nutricionistas que integram a Comissão da Festa das Colheitas também estiveram na reunião, já que desenvolvem um papel importante ao orientar expositores e demais envolvidos no evento em um assunto prioritário: a qualidade e segurança alimentar de todos os produtos.

Este tipo de contato é importante porque a essência da Festa das Colheitas é, de fato, o trabalho do agricultor e a oportunidade de cada comunidade exibir suas agroindústrias. A segunda edição da Festa das Colheitas tem uma nobre missão ao celebrar colheitas de outros cultivos, além da uva, e valorizar o produtor de Caxias do Sul e Serra Gaúcha. A área rural de Caxias do Sul envolve hoje 134 comunidades, caracterizadas pelo minifúndio, em regime de economia familiar.

A Festa das Colheitas, idealizada para valorizar o trabalho dos agricultores na Serra, é realizada nos dias 13, 14, 15, 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de março de 2020, no Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva, em Caxias do Sul. A entrada é gratuita.

Botão Voltar ao topo