Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Canoas investe em novas unidades para a Polícia Civil e a Brigada Militar

Três novas sedes vão reforçar a segurança pública do município; comerciantes e moradores comemoram

As marcas de bala ainda estão na parede do restaurante Schuster, no bairro Niterói, que já foi assaltado duas vezes, como conta o proprietário Romélio Schuster: “Estou nesse local há 18 anos e vivia com uma sensação de insegurança, ainda mais depois de quase ser morto em um assalto”. A tranquilidade na vida de Schuster e dos demais comerciantes da rua Júlio de Castilhos está prevista ainda para fevereiro. Trata-se da inauguração do novo prédio da 2ª Companhia da Brigada Militar, que ficará em frente à Praça Dona Mocinha.

Fotos: Viinicius Thormann

A nova sede possui amplo e adequado espaço, com sala de reuniões, local para treinamento, recepção e atendimento ao público. De acordo com o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Canoas, tenente coronel Jorge Dirceu Filho, as instalações do novo prédio significam também um melhor atendimento para a comunidade. “O prédio foi pensado e construído para atender às nossas necessidades, portanto teremos um ganho muito grande na eficiência do nosso trabalho. Além de ser um investimento no material humano, proporcionando melhor qualidade de trabalho para o efetivo, também conseguiremos atender com mais qualidade os canoenses”, destaca o comandante.

Mesmo quem ainda não sofreu com a violência, como é o caso do casal Uendel Dalla Lana e Melissa Klein, proprietários da Ferragem Lum, comemora a novidade. “Faz 10 meses que estamos na Júlio de Castilhos e nos sentimos muito seguros no bairro, resultado de um amplo trabalho que já vem sendo desenvolvido pelas forças de segurança pública. Mas, com certeza, ter um posto da BM logo ao lado reforça a sensação de segurança e nos tranquiliza muito”, comenta Melissa.

Além da Brigada Militar, a Polícia Civil receberá dois novos prédios, reformados pela Prefeitura de Canoas. A atual 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP), localizada na rua Siqueira Campos, no Centro, encontra-se em péssimo estado de conservação. Já a nova sede será na rua Regente Feijó, no Centro, com mais espaço para os profissionais de segurança, integração entre os ambientes e acessibilidade. A reforma está na fase final e deve ser entregue em março.

Já a 3ª Delegacia de Polícia de Canoas (3ª DP) terá localização estratégica, na rua Dona Rafaela, no bairro Marechal Rondon, em frente ao Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), com amplo espaço e acomodações novas. As obras estão prontas e os móveis já estão instalados. A inauguração acontecerá assim que os últimos detalhes forem finalizados.

De acordo com o delegado Rodrigo Caldas, a localização permite maior cobertura geográfica e mais eficiência no trabalho policial. “A nova sede significa um local autônomo e independente, uma vez que a 3ª Delegacia se encontrava dentro das instalações da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Teremos um espaço amplo e funcional, o que resultará em um melhor atendimento para a população”, comenta Caldas.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, destaca que a segurança pública tem sido uma das prioridades da atual gestão, com altos investimentos, o que resultou na queda de todos os índices de violência. “Mesmo não sendo responsabilidade da Prefeitura, estamos reformando e construindo as sedes da Polícia Civil e da Brigada Militar. Temos o compromisso de garantir a segurança do canoense. Por isso, investimos na compra de viaturas, armamentos, equipamentos e, principalmente, tecnologia, para seguirmos reduzindo todos os índices de criminalidade”, ressalta Busato.

Botão Voltar ao topo