NotíciasRio Grande do Sul

Pelotas: Trabalho Social é concluído no Residencial Roraima

Cerca de 150 pessoas participaram das atividades deste sábado

Neste sábado (8), foi concluído o Trabalho Técnico Social (TTS), desenvolvido no Residencial Roraima, no Sítio Floresta. Cerca de 150 pessoas participaram das diversas atividades oferecidas durante todo o dia. Na programação do evento estava a apresentação das ações realizadas, serviços de corte de cabelo e aferição de pressão arterial, além de mateada. As crianças se divertiram nos brinquedos infláveis e com brincadeiras. Também foi distribuído refrigerante, pipoca e um lanche no final.

No residencial vivem 280 famílias, que foram atendidas pelas equipes da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) e do Senac – empresa contratada para executar o projeto.

Para a assistente social da SHRF, Laci Ceron Bertinetti, o trabalho foi bem aceito pelos moradores, que participaram dos cursos e encontros. Para Laci, a participação dos adolescentes foi destaque, pois houve muito interesse desse público, tanto nos cursos e oficinas, quanto na atividade de encerramento.

Durante o dia foram contabilizados 39 cortes de cabelo e cerca de 60 aferições de pressão, feitos pelos alunos dos cursos técnicos do Senac. Os estudantes orientavam o público a procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para acompanhamento médico, ao identificar sintomas de que a pressão estivesse fora do padrão.

A moradora Gabriela da Silva diz estar muito feliz no novo lar. Ela conta que esperou oito anos até ser contemplada, e que foi a 25° a ser sorteada no Roraima. “Eu estou adorando. Além de ser meu, é seguro. Posso sair e deixar minha casa tranquila, ninguém mexe”, diz Gabriela, que vende panelinhas de coco, cocada, rapadurinhas de amendoim e bombom prestígio, de porta em porta, para compor a renda familiar. Ela tem duas filhas, uma delas bebê de colo, por isso não pode fazer os cursos de capacitação oferecidos, mas diz que participou dos encontros realizados no condomínio e sempre usava as dicas para qualificar o trabalho.

Botão Voltar ao topo