NotíciasRio Grande do SulVariedades

Aberta exposição “Mosaico Ancestral”, no Museu Municipal de Caxias

Visitação segue até 21 de março, com entrada gratuita e atividades para escolas

Nesta terça-feira (11/02), da abertura da exposição “Mosaico Ancestral”, com produção e curadoria de Danielle Schütz. A iniciativa ocorreu no Museu Municipal e busca apresentar a “valorização das identidades a partir da perspectiva multiculturalista”. O período de visitação segue até 21 de março, de terça a sexta, das 9h às 17h, e sábados, das 11h às 17h. A entrada é gratuita.

Périco agradeceu a artista pela escolha do Museu Municipal para receber a exposição. “Nós queremos democratizar a cultura. Os espaços da Secretaria da Cultura podem e devem ser utilizados pela comunidade. Essa exposição é uma oportunidade para que os cidadãos também compreendam esse período da história por meio de uma arte contemporânea”, ressaltou.

Para o desenvolvimento da exposição, a artista plástica e restauradora, Danielle Schütz, baseou-se em seus estudos, durante a pós-graduação em História e Cultura Indígena e Afro brasileira, para produzir as telas. As obras convidam o espectador a realizar uma reflexão e investigação dos próprios mosaicos culturais que formam a sociedade no país. Utilizando-se de signos visuais e arquétipos, as pinturas permeiam por diversas culturas, levantando questões sobre religiosidade, etnocentrismo e etnocídio.

A mostra visa também o reconhecimento das pessoas dentro da cultura e da temática apresentada. A partir disso, serão realizadas oficinas de pintura para escolas no dia 10 de março, das 9h às 11h, e dia 18 de março, das 14h às 16h. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail museumunicipal@caxias.rs.gov.br ou pelo telefone (54) 3221-2423.

Botão Voltar ao topo