NotíciasRio Grande do Sul

Prataviera Shopping participará do Dia D contra o sarampo

Neste sábado, 15 de fevereiro, equipe da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal da Saúde, atenderá público-alvo, das 9h às 17h, no 3º andar do shopping

Pessoas com idade entre 5 e 19 anos poderão comparecer ao Prataviera Shopping, em Caxias do Sul, neste sábado, 15 de fevereiro, das 9h às 17h, para a primeira etapa da vacinação contra o sarampo em 2020. A data marca o Dia D de Mobilização em todo o território nacional com o objetivo de atingir os não vacinados ou com quadro de vacinação incompleto. A Escola do Hospital Pompeia também estará presente para aferição da pressão arterial.

O Prataviera será o único posto volante que atenderá fora das UBS do município. Para receber a dose o público deverá se dirigir ao 3º andar do shopping, na Praça de Eventos, e apresentar o Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Quem não tiver os registros anteriores será considerado não imunizado e, portanto, deverá ser vacinado. A vacina aplicada será a Tríplice Viral que, além do sarampo, protege também contra rubéola e caxumba. Quem não conseguir comparecer ao Prataviera ou em uma das 49 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) neste sábado tem até o dia 13 de março para a imunização.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da SMS, Caxias do Sul não apresenta casos de sarampo, porém, o município possui um baixo índice de imunização, 61%, enquanto o preconizado é 95%. Rita Mota, coordenadora interina da Vigilância Epidemiológica, explica que a adesão do público-alvo é imprescindível para o sucesso da campanha. “Para garantir a devida proteção da população contra o sarampo e possibilitar a interrupção da circulação do vírus no país é importante que todos façam sua parte e atualizem seu quadro vacinal”, afirma.

A segunda etapa da campanha ocorrerá de 3 a 31 de agosto deste ano, abrangendo adultos entre 30 e 59 anos. O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo (exantemas) acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais com circulação do vírus.

Botão Voltar ao topo