NotíciasRio Grande do Sul

Público prestigia abertura da Colheita da Uva em Pelotas

8º distrito, Rincão da Cruz, foi palco de grandes festividades neste domingo

Mais de 1.500 pessoas prestigiaram a 10ª Abertura da Colheita da Uva, no 8º distrito, Rincão da Cruz, neste domingo (16), na propriedade da Família Scheunemann, Colônia São Manoel. As opiniões, unânimes, destacaram a qualidade da fruta da zona rural de Pelotas. O público compartilhou da animação e aproveitou a oportunidade para adquirir uvas in natura, derivados, produtos das agroindústrias e lanches coloniais.

“O produtor merece uma festa assim. Ele trabalha de sol a sol para levar o alimento a nossas mesas. É notável a capacidade da colônia de Pelotas para a produção diversificada”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas, cumprimentando os presentes por meio do casal anfitrião, Mauro e Graciela Scheunemann.

Bênção à colheita

A solenidade foi aberta por lideranças religiosas: padre Luiz Armindo Capone, reverendo Ubirajara Melo e pastora Iraildes Santoro. O pastor Jorge Signorini também esteve no evento. As palavras remeteram ao evangelho, ao cultivo da terra, à fé e à esperança.

A colheita recebeu a bênção e foram dirigidas preces para que a chuva chegue à região, beneficiando agricultores e lavouras.

O anfitrião Mauro Scheunemann agradeceu o público e as autoridades e recebeu um troféu, entregue pela prefeita Paula, em homenagem à produção e à disponibilidade de oferecer a propriedade para o evento.

O representante da Emater Regional, Edgar Martin Nöremberg, lembrou que a uva, na zona rural de Pelotas, era produzida para consumo da família. Hoje, tornou-se uma opção econômica da agricultura familiar. O chefe geral da Embrapa, Roberto Pedroso, destacou a qualidade da uva local, considerando-a competitiva com a de outros países e regiões do Brasil.

Orgulho

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, afirmou: “Estamos orgulhosos e felizes em participar de um evento desta natureza. A produção de uva é realidade, com alta tecnologia e apoio técnico da Embrapa e Emater”.

O presidente da Câmara de Vereadores, José Sizenando, salientou que todos ganham – produtor e consumidor – com a uva de qualidade produzida em Pelotas. Do Legislativo, também estavam presentes os vereadores Enéias Clarindo (PSDB), Zilda Bürkle (PSB), José Paulo Benemann (PSDB) e Éder Blank (PDT).

“Que sempre se façam festas para celebrar, para confraternizar e para nos unirmos cada vez mais. Estamos todos aqui, renovando a crença por uma agricultura forte e pela realização do produtor”, enfatizou a prefeita.

Colheita

A rainha e a princesa da Safra da Uva 2020, Tamires Mattozo e Diana Bohrer, participaram de toda a programação, com boas-vindas ao público. As cortes do Morango – Valentina Schillim Hartwig e Daniela Contreira Duarte -, e do Pêssego – Helen Strelow Knabach e Jaddy Lima – prestigiaram o evento. Nos vinhedos da propriedade foi cortada a faixa para simbolizar a abertura da colheita da uva.

Participaram da 10ª Abertura da Colheita da Uva o vice-prefeito Idemar Barz, a assessora especial de Relações Institucionais e Gestão Estratégica, Clotilde Victória, o deputado estadual Fernando Marroni (PT) e o suplente de deputado federal, Marco Marchand (PSL), além do vice-reitor da Universidade Federal, professor Luís Amaral.

Botão Voltar ao topo