Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Prefeitura de Canoas entrega a nova sede da Brigada Militar

Vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, acompanhou o ato e ressaltou os altos investimentos da Prefeitura na segurança pública

A cidade de Canoas avança ainda mais na qualidade da segurança pública. Agora, com a inauguração da nova sede da 2ª Companhia da Brigada Militar, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (20), na rua Júlio de Castilhos, em frente à Praça Dona Mocinha, no bairro Niterói. Com 300 m² de área construída e um investimento de R$ 350 mil, o prédio foi pensado para atender as demandas policiais, com amplo e adequado espaço, com sala de reuniões, local para treinamento, recepção e atendimento ao público. Além de Niterói, a unidade também vai atender o bairro Nossa Senhora das Graças.

Fotos: Pablo Reis/PMC

No ato de inauguração, o vice-governador e secretário da Segurança Pública do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, que também já foi secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, destacou o alto investimento da Prefeitura em segurança. “É preciso ter muita vontade política para transformar uma cidade assim como Canoas foi transformada no que se refere à segurança pública. Em 2019, o município viveu os menores índices de criminalidade da década, resultado desse forte investimento da Prefeitura, que prioriza os ‘três Is’: investimento, inteligência e integração”, ressalta o vice-governador.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, afirma que a segurança pública tem sido uma das prioridades da atual gestão, já que os canoenses viviam uma forte sensação de insegurança. “Em 2015, Canoas chegou a ter apenas uma viatura da Brigada Militar nas ruas. Atualmente, somos exemplo para todos os municípios do Rio Grande do Sul na gestão da segurança pública. Assumimos o compromisso de garantir a segurança dos canoenses, por isso, investimos na construção e reforma de prédios para a BM e Polícia Civil, compramos viaturas, armamentos e equipamentos para as forças de segurança, realizamos investimentos em tecnologia e seguimos investindo para reduzir ainda mais os índices de criminalidade”, ressalta Busato.

O Comandante Geral da Brigada Militar, Rodrigo Mohr Picon, parabenizou a Administração: “Isso é fruto de um trabalho integrado e, principalmente, da importância que é dada pela Prefeitura e pela comunidade de Canoas ao serviço policial. Nas cidades em que há essa preocupação com a segurança, os índices de violência diminuem e Canoas é um exemplo de inteligência policial, de integração das forças policiais e da interação com a comunidade”.

Também participaram do ato de inauguração as demais lideranças municipais, vereadores de Canoas, operadores da segurança pública e a comunidade em geral.

Prédio pensado para acolher o efetivo e a comunidade

De acordo com o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Canoas, tenente coronel Jorge Dirceu Filho, a antiga unidade da 2º Companhia ficou obsoleta para as demandas da corporação, uma vez que foi inaugurada em 1993 com o objetivo de ser um Pelotão e não uma Companhia. “Esse novo prédio foi pensado e construído para atender às nossas necessidades, portanto teremos um ganho muito grande na eficiência do nosso trabalho. O local será referência para a construção futura das outras três sedes, dos bairros Rio Branco, Mathias Velho e Guajuviras”, comenta.

Comunidade comemora

Uma unidade da BM mais centralizada era uma demanda antiga da comunidade de Niterói e, agora, a população e comerciantes comemoram a vinda da 2ª Companhia para o coração do bairro. É o caso de Romélio Schuster, proprietário do restaurante Schuster, que fica logo ao lado do prédio da BM: “Estou nesse local há 18 anos e vivia com uma sensação de insegurança, ainda mais depois de quase ser morto em um assalto. Agora, certamente fico mais tranquilo”, comemora.

Mesmo quem ainda não sofreu com a violência, como é o caso do casal Uendel Dalla Lana e Melissa Klein, proprietários da Ferragem Lum, celebra a novidade. “Faz 10 meses que estamos na Júlio de Castilhos e nos sentimos muito seguros no bairro, resultado de um amplo trabalho que já vem sendo desenvolvido pelas forças de segurança pública. Mas, com certeza, ter um posto da BM ao lado reforça a sensação de segurança e nos tranquiliza muito”, comenta Melissa.

Revolução na segurança pública

O secretário da Segurança Pública e Cidadania de Canoas (SMSPC), Alberto Rocha, que já foi Comandante da 2ª Companhia da Brigada Militar, lembrou que, quando a atual gestão assumiu a Prefeitura de Canoas, a área da segurança pública estava abandonada, com todos os prédios precários.

“A diminuição de todos os índices de criminalidade em 2019 é resultado de uma série de investimentos realizados pela Prefeitura de Canoas. Em 2018, foram entregues 45 viaturas para as forças de segurança pública e realizados investimentos para melhorar as condições de trabalho dos operadores da segurança pública”, evidencia. O secretário ainda enfatizou o investimento de R$ 20 milhões, anunciados no início do ano, que vão ser destinados para a compra de motos, câmeras de segurança, armamento letal e não letal, triplicação do Centro Integrado de Comando e Controle, entre outros investimentos.

Novos prédios também para a Polícia Civil

Busato anunciou que, além da BM, a Polícia Civil também receberá dois novos prédios, reformados pela Prefeitura de Canoas. A atual 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP), localizada na rua Siqueira Campos, no Centro, encontra-se em péssimo estado de conservação. Já a nova sede será na rua Regente Feijó, no Centro, com mais espaço para os profissionais de segurança, integração entre os ambientes e acessibilidade. A reforma está na fase final e deve ser entregue em março.

Já a 3ª Delegacia de Polícia de Canoas (3ª DP), que se encontra dentro das instalações da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), terá localização estratégica, na rua Dona Rafaela, no bairro Marechal Rondon, em frente ao Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), com amplo espaço e acomodações novas. As obras estão prontas e os móveis já estão instalados. A inauguração acontecerá assim que os últimos detalhes forem finalizados.

Botão Voltar ao topo