NotíciasRio Grande do Sul

Uva da safra: vendas chegam a quase 7 toneladas, em Pelotas

População aprova sistema de feiras e adquire a fruta da época diretamente do produtor rural

A Feira de Uvas de Pelotas, somados os pontos fixo, itinerantes e o do evento da 10ª Abertura da Colheita, contabilizou a comercialização de 6.783 quilos, diretamente do produtor ao consumidor. O balanço de vendas foi fechado pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com base no controle diário feito em planilhas durante o mês de fevereiro.

A primeira semana da Feira da safra 2020 foi a que registrou maior movimento de vendas, com 2.944 quilos. Na segunda, a comercialização de uvas de Pelotas fechou em 2.655 quilos e, na terceira, 1.184 quilos. Tanto o ponto fixo da Feira, no Largo Edmar Fetter (Mercado Central), como os itinerantes, nos principais bairros, em ônibus da SDR adaptado para transportar a fruta e transformar-se em banca, tiveram rodízio de produtores para vender a produção de uvas sem intermediários.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, destaca a importância do consumo da fruta. “Ricas em antioxidantes, com propriedades que protegem o corpo humano contra radicais livres, reúne elementos em abundância, entre os quais vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento adequado do organismo.” Seidel ainda enfatiza que “a cultura está em crescimento no Município e se consolidando como uma das atividades importantes do agronegócio no meio da agricultura familiar”.

Botão Voltar ao topo