NotíciasRio Grande do Sul

Grande público prestigia o 3º Mulher em Foco em Novo Hamburgo

Evento da Prefeitura, realizado na segunda-feira, dia 9, foi alusivo ao 8 de março e contou com uma série de ações de saúde, cidadania e cultura, além do animado aulão de ritmos

“O homem quando coloca o pezinho no universo feminino demonstra ser muito inteligente”, enfatizou a prefeita Fátima Daudt em suas primeiras palavras para a abertura do 3º Mulher em Foco, realizado na segunda, dia 9, na Praça Punta del Este. “É uma alegria imensa estar aqui, caminhar entre vocês, conversar e sentir essa energia que me renova”, acrescentou a gestora do Município. E observou: “Precisamos de mais equilíbrio entre homens e mulheres, pois nós passamos por muito preconceito e essa história precisa mudar.”

Aberto à comunidade, o evento atraiu grande público e contou em sua apresentação com o secretário de Desenvolvimento Social, Roberto Daniel Bota, e a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Eliana Benkenstein. “Na SDS, trabalhamos pelo empoderamento feminino”, destacou o titular da pasta. “Afinal, na sociedade, a mulher é o coração bondoso dentro de uma casca firme”, definiu Daniel Bota. Para Eliana, o encontro serve para a reflexão social e o cuidado em Saúde da Mulher. “Somos maravilhosas e temos de ser devidamente respeitadas”, assinalou em sua saudação aos presentes.

A iniciativa leva a assinatura da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Viva Mulher, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por intermédio da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, desenvolvida pela Prefeitura.

O 3º Mulher em Foco teve seis horas de duração com a oferta gratuita de uma série de serviços e atividades, colocadas à disposição do público feminino que atravessava o espaço público de manhã e à tarde. Estacionado sob a plataforma do trem, o Ônibus da Saúde da SMS, junto a técnicos também do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), serviu de referência para testes rápidos e verificação da pressão arterial. Participaram ainda a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) de Novo Hamburgo, com orientações sobre saúde bucal, a Diretoria de Inclusão Digital, o Programa Catavida, o projeto Laços de Vida da Universidade Feevale e a Liga Feminina de Combate ao Câncer, dentre outros parceiros, com direito a um espaço de embelezamento feminino.

Resultado de ações conjuntas com a Secretaria de Cultura (Secult) e a Secretaria de Esporte e Lazer (Smel), a terceira edição contou com a exposição de produtos artesanais das Mulheres Transformadoras, como ficou mais conhecido o grupo feminino que se reúne no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Boa Saúde, para desenvolver suas potencialidades a partir do convívio e troca de experiências.

Por meio de seu projeto de audiovisual, a Secult também ofereceu a possibilidade das mulheres presentes posarem para as lentes de uma fotógrafa, usando acessórios característicos de grandes personalidades da história, como as artistas Tarsila do Amaral e Frida Kahlo, as ativistas pelos direitos humanos Maria da Penha e Malala Yousafzai, dentre outras.

Já a Smel promoveu o seu conhecido Aulão de Ritmos do Programa Melhor Idade (PMI), deixando o evento ainda mais alegre e interativo. E, na sequência, as mulheres tiveram sessão de ioga coletiva para relaxar ao som de música zen.

A organização do 3º Mulher em Foco também contou com o Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) e a Comissão da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Botão Voltar ao topo