NotíciasRio Grande do Sul

UBSs de Caxias do Sul abrem sábado para as mulheres

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, fará uma ação alusiva ao Mês da Mulher, neste sábado,14 de março. Na data, as 49 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município estarão abertas, das 9h30 às 16h. Serão feitos agendamentos de mamografias para quem tem mais de 40 anos e coleta de citopatológico para mulheres de 20 a 65 anos, além de atividades coletivas de promoção e prevenção à saúde.

Em 2019, 43 mulheres morreram em decorrência do câncer de mama em Caxias. 732 pacientes estão em acompanhamento pelo Programa Municipal de Vigilância e Detecção Precoce do Câncer de Mama (Vigimama). São 1255 mulheres com exame citopatológico alterado, que estão em acompanhamento de lesões precursoras, podendo evoluir para câncer do colo. As mortes por causa desta doença totalizaram 18 em 2019.

Os exames buscam a identificação precoce e a prevenção dos cânceres do colo do útero e de mama. Para receber atendimento, basta comparecer na UBS mais próxima, com documento e cartão SUS.

Botão Voltar ao topo