Cidades do RSRio Grande do Sul

Saiba quais são os pontos de vacinação contra a gripe em Sapiranga

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi antecipada pelo Ministério da Saúde e sua primeira fase inicia amanhã (23), para idosos (a partir de 60 anos) e trabalhadores da saúde.

Em Sapiranga, a Secretaria Municipal de Saúde, pensando na prevenção das síndromes gripais, especialmente durante a primeira fase da vacinação, e para evitar a aglomeração de pessoas nas Unidades de Saúde (UBS), optou por disponibilizar as vacinas em Pontos Estratégicos, entre 23 de março e 9 de abril:

BAIRRO CENTRO: Praça da Bandeira, das 8h às 18h;
BAIRRO SETE DE SETEMBRO: UBS São Jacó, das 13h às 18h;
BAIRRO AMARAL RIBEIRO E JOÃO GOULART: UBS Ferrabraz, das 8h às 12h;
BAIRRO SÃO LUIZ: Escola Municipal Dr Décio Gomes Pereira, das 08h às 18h (Rua Presidente Kennedy, 2222)

A Secretaria Municipal de Saúde salienta que as quantidades de doses distribuídas pelo Estado ocorrem conforme os grupos prioritários, assim, a orientação é para que a população respeite as datas para vacinação conforme os grupos definidos.

Segunda fase da vacinação

A partir de 16 de abril inicia a segunda fase da vacinação, voltada para professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Terceira fase da vacinação

A terceira fase inicia em 9 de maio, voltada para crianças com idade entre 6 meses e 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens com idade entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos com idade entre 55 e 59 anos.

Vacina da gripe não é eficaz contra o coronavírus

A estratégia do Governo Federal é, através da antecipação, diminuir a quantidade de pessoas com gripe no inverno. Mesmo que, segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a vacina não apresente eficácia contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem, e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus.

Botão Voltar ao topo