NotíciasRio Grande do Sul

Pelotas altera dias e frequências da coleta de lixo

Medidas foram adotadas para diminuir o número de equipes nas ruas durante a pandemia de coronavírus

A partir desta terça-feira (24), os dias e as frequências da coleta de lixo serão alterados em Pelotas. A decisão do Sanep preserva os coletores neste período de prevenção ao coronavírus e atende ao decreto municipal que visa manter os serviços essenciais à cidade em plena atuação. As equipes estarão nas ruas em número reduzido e contam com equipamentos de proteção individual (EPIs) à disposição, procedimento que já era adotado antes da pandemia ser registrada no país.

Aos domingos não haverá coleta de lixo na cidade. Na região do comércio central, a coleta conteinerizada, que acontecia duas vezes ao dia, passará para uma coleta diária. A coleta domiciliar orgânica, que ocorre de porta em porta, ao invés de três vezes será realizada duas vezes por semana, com dias intercalados.

Confira a lista completa das alterações que passam a valer a partir desta terça-feira:

Coleta nos contêineres na área do comércio (Centro): Antes era realizada duas vezes ao dia, agora será diária, de segunda a sábado.

Coleta aos domingos: suspensa.

Coleta nos contêineres do Centro e bairros (Pestano, Guabiroba e Lindóia): Antes era diária, agora será realizada quatro vezes na semana, às segundas, quartas, sextas e sábados.

Coleta domiciliar de lixo orgânico (porta em porta): era realizada três vezes por semana, agora serão duas vezes. Onde era nas segundas,quartas e sextas, passa a ser coletado apenas segundas e sextas. Onde era coletado nas terças, quintas e sábados, passa a ser apenas nas terças e sábados.

Coleta Seletiva: será realizada uma vez por semana em cada região, com a seguinte divisão:

Segunda-feira – Turno da manhã: Cohab Fragata, Centro Sul, Carpena, Centro Sul B, Santa Terezinha, Py Crespo; Turno da tarde: Areal Sul, Obelisco, Vila Assumpção, Jardim Europa, Umuharama, Recanto de Portugal, Novo Mundo e Santa Terezinha.

Terça-feira -Turno da manhã: Centro Norte, Treptow, Navegantes, Colônia de Pescadores Z3 e Balneário dos Prazeres; Turno da tarde: Cohab 2, Cohab Lindóia, Cohab Pestano, Guabiroba, Fátima, Simões Lopes, Padre Reus, Balsa, Balneário Valverde e Balneário Santo Antônio.

Quarta-feira – Turno da Manhã: Pestano, Cruzeiro, Centro Sul B; Turno da tarde: Getúlio Vargas, Porto.

Botão Voltar ao topo