NotíciasRio Grande do Sul

Esteio divulga roteiro para vacinação de idosos em casa

Os primeiros lotes de vacinas para gripe recebidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Esteio para imunização de idosos e profissionais da saúde terminaram hoje (26).

Até o momento, foram aplicadas cerca de 6,7 mil doses, sendo aproximadamente 900 para profissionais da saúde e 5,8 mil para idosos. Com isso, mais da metade da população com mais de 60 anos de Esteio já foi vacinada. A previsão é que o Ministério da Saúde envie um novo lote para Esteio até segunda-feira (30), quando será retomada a vacinação dos idosos em casa.

Antes do fim das doses, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde conseguiram cumprir parte do roteiro estipulado para esta quinta-feira, que previa aplicar a imunização em parte do Bairro Olímpica e no Parque Amador. A secretaria já definiu um novo cronograma para essas áreas, mais os bairros Santo Inácio, Jardim Planalto, Primavera e Três Marias, onde a vacinação aconteceria nesta sexta (27) e sábado (28), e regiões de bairros já atendidos anteriormente. A ideia é retomar a atividade na segunda-feira (30) e estendê-la ao longo de toda a semana, até o sábado, 4 de abril. As datas podem sofrer mudanças, conforme o reabastecimento das doses.

Importante ressaltar que não há vacinas disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBS). A data para início da aplicação das doses nas UBSs, prevista para segunda-feira (30), também será adiada e só deve começar após a conclusão das vacinações em casa.

Vacina em casa

A Prefeitura tomou a decisão de vacinar os idosos em casa para evitar a circulação de idosos pela cidade e possíveis aglomerações nas unidades básicas de saúde. Desde segunda-feira (23), início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, foram imunizadas pessoas com idade igual ou superior a 60 anos nas regiões do Novo Esteio, Pedreira, Tamandaré, Três Portos, Vila Osório, Centro, São Sebastião, São José, Liberdade e em uma parte do Olímpica.

A vacina não protege contra o novo coronavírus (Covid-19). No entanto, ela é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem influenza na triagem de casos para o coronavírus e também evitar a hospitalização de pacientes com gripe, deixando os serviços de saúde livres para tratar dos casos de Covid-19.

Após a vacinação de idosos e profissionais da saúde, a segunda etapa da campanha, a partir de 16 de abril, vai imunizar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A partir de 9 de maio, Dia D de Vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.

Roteiro para vacinação de idosos em casa – a partir de 60 anos

Sujeito a alterações, conforme disponibilidade e reabastecimento das vacinas

Segunda-feira (30)

– Centro (a partir da Rua Rio Grande e continuação das ruas Caxias, Pedro Lerbach e Pelotas)
– Liberdade (entre as ruas Padre Felipe e 24 de Agosto)
– Parque Amador (entre as ruas La Salle e Novo Hamburgo)
– Olímpica (entre as ruas 24 de Agosto e Santana)
– Tamandaré
– Novo Esteio (ruas Zeferino Brasil, Colonizadores, Lobo da Costa, Irmã Dulce, Alameda da Ecologia e as duas primeiras quadras da Av. Celina Kroeff)
– Esperança (entre a Rua Tri Campeão do Mundo e a Travessa Taquara)
– São Sebastião (travessas Germano e Osmar Prado e Rua Bento Gonçalves, entre a Travessa Capitão Thomaz de Carvalho Osório e a Rua Dom Pedro)

Terça-feira (31)

– Parque Amador (entre as ruas Novo Hamburgo e da Paz)
– Olímpica (entre as ruas 24 de Agosto e Olga Benario Prestes)
– Tamandaré

Quarta-feira (1º)

– Parque Primavera
– Vila Osório (Pesqueiro)

Quinta-feira (2)

– Parque Primavera
– Três Marias

Sexta-feira (3)

– Santo Inácio
– Jardim Planalto

Sábado (4)

– Santo Inácio
– Jardim Planalto

Botão Voltar ao topo