NotíciasRio Grande do Sul

São Leopoldo confirma terceiro caso de coronavírus

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), através do Laboratório Central do Estado (LACEN), confirmou na noite deste sábado, 28, o terceiro caso de coronavírus em São Leopoldo. O homem de 25 anos está em isolamento domicilar e passa bem. Os outros dois casos são um homem de 61 anos e uma mulher de 46. Os três casos possuem relação entre si e os exames foram coletados antes da normativa do Ministério da Saúde para testar apenas os casos graves internados.

LACEN descarta coronavírus em óbito na UPA

O LACEN descartou o coronavírus como a causa da morte de uma mulher de 78 anos, internada com síndrome respiratória grave na última terça-feira, 24 de março, na Upa Scharlau,.

Testes na Feevale começam neste domingo

Iniciam neste domingo, 29 de março, os testes de diagnóstico para coronavírus através da parceria dos municípios da Associação dos Municípios do Vale do RIo dos Sinos (AMVARS) e Feevale. A AMVARS adquiriu junto ao Laboratório da Universidade Feevale um lote de 2 mil testes. Na primeira etapa os testes foram divididos de acordo com a população de cada município e São Leopoldo ficou com a cota de 653 testes.

A medida vai garantir mais elementos técnicos de diagnóstico dos dados da pandemia. A análise dos municípios é de que há uma subnotificação de casos muito abaixo da realidade. O Ministério da Saúde determinou que a rede de laboratórios estaduais (LACENs) só realizem testagem para coronavírus em trabalhadores da saúde com sintomas de síndrome gripal, pacientes internados em hospital com síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

No Laboratório da FEEVALE serão testados aqueles casos atendidos na Rede Municipal de Saúde de São Leopoldo, bem como na Fundação Hospital Centenário e rede privada de saúde. As coletas de material iniciaram neste sábado, conforme os critérios definidos em conjunto pelas secretarias municipais de saúde da AMVARS.

Botão Voltar ao topo