NotíciasRio Grande do Sul

Laboratório Municipal de São Leopoldo fará exames para Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de São Leopoldo (SEMSAD), através do Laboratório Municipal que funciona junto ao Serviço de Assistência Especializada (SAE), vai realizar exames para diagnóstico do coronavírus para a cidade e região do Vale do Sinos a partir da próxima semana. O laboratório, habilitado junto ao Ministério da Saúde, integra a Rede Nacional para Monitoramento de CD4 e Carga Viral do HIV, sendo reconhecido pelo Laboratório Central do Governo do Estado (LACEN RS). Em razão disto, São Leopoldo recebeu autorização para realizar os teste de coronavírus.
O laboratório tem capacidade para examinar 93 amostras por dia, e já conta com insumos para a realização de mais de 1300 testes.

Os critérios para a coleta de material para exames são os seguintes:

  • População em geral com síndrome gripal que procure a rede municipal de saúde pública ou privada;
  • Profissionais de saúde com síndrome gripal;
  • Pessoas internadas com síndrome respiratória aguda grave;

A partir da definição do Ministério da Saúde, de só testar para coronavírus pacientes internados graves e profissionais de saúde, o governo municipal determinou que a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAD) buscasse outras alternativas para diagnóstico na cidade. De imediato iniciou a negociação com o Ministério para obter tal autorização.

A primeira ação, que já está em andamento, é a realização de exames junto ao laboratório da FEEVALE, em articulação com os municípios da Associação dos Munições do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS).
Cabe destacar que o laboratório Municipal, já é referência regional em diagnósticos para DST/AIDS, e possibilitará a realização dos testes de coronavírus não só para São Leopoldo, mas para os demais municípios da região conforme a demanda.

A previsão da SEMSAD é iniciar a realização dos exames na próxima segunda-feira, 6 de abril.O Laboratório Municipal fica localizado na rua Osvaldo Aranha, 779, esquina com a rua Bento Gonçalves, mas as amostras não serão coletadas no local, apenas nas Unidades Básicas de Saúde, Centro de Saúde Capilé, Centro de Saúde Feitoria, UPA e Hospital Centenário, além dos demais municípios do Vale do Sinos que poderão encaminhar para São Leopoldo suas amostras.

Botão Voltar ao topo