NotíciasRio Grande do SulSaúde

Pelotas: Boletim Coronavírus nº 13 – 31 de março

Pelotas registra o terceiro caso confirmado de coronavírus. É o primeiro exame analisado por um laboratório da rede privada, credenciado pelo Ministério da Saúde

O terceiro caso de coronavírus em Pelotas foi confirmado nesta terça-feira (30) pela Vigilância Municipal em Saúde. A coleta foi feita em um pronto atendimento de um serviço privado e analisada por um laboratório credenciado pelo Ministério da Saúde (MS), sendo o primeiro caso a não precisar da contraprova do Laboratório Central do Estado (Lacen/RS).

De acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica, Ana Alice Maciel, a terceira pessoa com exame confirmado para o novo coronavírus é um homem de 55 anos que viajou para São Paulo neste mês. “Ao retornar ele sentiu os sintomas indicados para Covid-19 e resolveu procurar atendimento médico. Está em isolamento domiciliar e passa bem”, relata Ana Alice.

Por ter sido um exame confirmado por um centro de análise privado, mas autorizado pelo MS, esse caso não faz parte das 113 notificações suspeitas encaminhadas para o Lacen.

Números do Covid-19 em Pelotas – 31/março – 2020
Notificações de suspeitas113
Casos em Investigação e isolamento07
Casos descartados104
Casos confirmados03
Óbitos0  (Zero)

Outros casos confirmados

A idosa de 71 anos, primeiro caso confirmado de Covid-19 em Pelotas, concluiu o período de quarentena indicado para pessoas que apresentam quadro estável da doença. Ela passa bem e permanece em isolamento domiciliar. O homem de 70 anos continua internado em um hospital particular em Porto Alegre.

Laboratórios privados

Desde o dia 28 de março cinco laboratórios da rede de saúde privada estão autorizados a liberar resultados de exames para o novo coronavírus. “Isso quer dizer que não precisam enviar o material para contraprova do Lacen, já que se enquadraram em uma série de regras do MS que autorizam a autenticação e a liberação do resultado das análises”, explica Ana Alice. Os laboratórios ficam no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Todas as pessoas que tiverem plano de saúde, podem procurar esses serviços ao apresentarem sintomas de possíveis viroses gripais, inclusive coronavírus. Em caso de necessidade de exame, o procedimento pode ser feito em rede privada. Se o laboratório está credenciado pelo MS, não será necessária contraprova, caso contrário o resultado será encaminhado ao Lacen antes de ser divulgado. Todos as análises positivas são informadas para a Vigilância Epidemiológica do município.

Com esse caso confirmado por um laboratório privado, Pelotas registra 3 confirmações para o novo coronavírus, sendo duas pertencentes ao total de 113 notificações encaminhadas pela Secretaria de Saúde (SMS) para análise do Lacen/RS. Até esta terça-feira (31) 104 casos foram descartados e sete amostras continuam em análise no laboratório do Estado.

Casos notificados

Entre os 113 casos notificados à SMS, 62 referem-se a mulheres com faixa etária entre 8 e 71 anos, e 51 são de homens com idades que variam de 6 a 87 anos.

Os registros são referentes a pessoas que viajaram ou mantiveram contato com outras que viajaram para países ou cidades com surto ou transmissão comunitária confirmada – o que não é o caso de Pelotas, que ainda pode rastrear a origem do caso verificado.

Entre os países de origem dos casos suspeitos estão Panamá, Colômbia, Portugal, Alemanha, Itália, Estados Unidos e Uruguai, além das cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Bagé (RS).

Botão Voltar ao topo