NotíciasRio Grande do Sul

Centenário usa contêiner para triagem de pacientes com sintomas do coronavírus

Contêiner foi instalado e já está em funcionamento em frente ao Hospital Centenário

A partir desta quinta-feira, 2 de abril, um contêiner passa a fazer parte do dia a dia do Hospital Centenário. A Prefeitura, em parceria com a empresa Dufrio Refrigeração, instalou a estrutura que auxiliará na organização e triagem dos pacientes com sintomas gripais. No local ocorrerá o primeiro contato de quem busca atendimento médico para, na sequência, serem redirecionados para isolamento domiciliar ou internação, se necessário.

“Chegou à Secretaria da Saúde de São Leopoldo, através da Defesa Civil do Estado, a oferta de utilização de um contêiner pertencente à empresa. Enquanto município, somos muito gratos por esta oferta. O equipamento servirá como local de triagem para os pacientes sintomáticos respiratórios que cheguem ao Hospital. Com isto, poderemos melhorar a segurança no atendimento tanto para pacientes quanto para profissionais de saúde, diminuindo assim a possibilidade de circulação do vírus dentro do hospital”, explicou o secretário da Saúde Ricardo Charão.

A viabilidade do contêiner climatizado foi possibilitada pela empresa Dufrio Refrigeração, com sede em Porto Alegre, que cederá o equipamento pelo tempo necessário. A parceria entre a Dufrio e a Prefeitura de São Leopoldo não envolve nenhum custo para o município e trata-se de uma iniciativa para ajudar a minimizar e organizar a potencial superlotação nos sistemas de atendimento em Saúde.

Como proceder

Ao chegar no estacionamento do Hospital Centenário o paciente passa por uma triagem avançada nas tendas do Exército para uma pré-avaliação. Se tiver sintomas gripais leves, o usuário será encaminhado para o contêiner, onde receberá atendimento e orientações. A emergência Covid-19, dentro do Centenário, passa a se focar somente nos casos graves.

As tendas e os contêineres situam-se na entrada principal do hospital. Ali a população já receberá as orientações para onde ir e como se proteger. As estruturas servem para diferenciar casos comuns de gripe com situações mais graves, mantendo cada paciente em locais separados.
A coordenadora geral de enfermagem do HC, Fabiane Oliveira, salienta que o atendimento geral (maternidade, acidentes) é feito por outra portaria, na avenida Oitavo BC. “Temos outra porta de entrada para atendimento geral. Não há contato entre usuários”, reforçou.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos bairros continuam indicadas para atendimentos de sintomas gripais para não sobrecarregar o hospital.

Botão Voltar ao topo