NotíciasRio Grande do Sul

Novo Hamburgo combate o coronavírus em lares de idosos

Grupo mais suscetível ao ataque do novo coronavírus, pacientes e residentes desses estabelecimentos recebem medidas ainda mais duras, como a restrição total de visitas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância em Saúde, intensifica a recomendação de cuidados a fim de combater o coronavírus em clínicas e lares de idosos. Atualmente, a cidade possui 33 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), que abrigam 573 pacientes.

De acordo com o titular da SMS, Naasom Luciano, é um momento muito difícil para todos principalmente por que a restrição a visitas reforça uma condição de afastamento de familiares e amigos. “Sem dúvida nenhuma este é o maior grupo de risco, o maior alvo do coronavírus, então embora seja um momento difícil, por que a pessoa está longe de sua família, mas a restrição ao máximo de visitas é imprescindível para a gente manter o isolamento e estas pessoas afastadas da possibilidade de contaminação”, afirma o secretário de Saúde.

Naasom Luciano destaca a atenção a essa comunicação, por telefone, para que as instituições estejam ainda mais atentas, recebendo orientações. “O Estado emitiu uma nota técnica e a Secretaria de Saúde segue dando apoio para que nós possamos preservar ao máximo a integridade destas pessoas”, acrescenta Naasom Luciano.

Assintomáticos

A gerência de Vigilância em Saúde ressalta a atenção aos funcionários e aos cuidados que eles precisam observar diante do fato de que muitas pessoas têm o vírus da Covid-19, mas são assintomáticas. “Nem todos vão apresentar os sintomas, mas são possíveis transmissores e é nisso que temos de prestar muita atenção”, afirma a gerente de Vigilância em Saúde, Lisa Gaspar Ávila.

Dentre os principais pontos observados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, especialmente em lares de idosos, destacam-se, a avaliação e o monitoramento periódicos de todos os residentes, higiene das mãos, orientação quanto à etiqueta da tosse e a higiene respiratória, limpeza e desinfecção das superfícies dos utensílios e produtos utilizados pelos residentes, vacinação, além de outras como a já mencionada restrição de visitas, e procedimentos diante de casos suspeitos.

Botão Voltar ao topo