Cidades do RSNotíciasRio Grande do SulSaúde

Canoas imuniza 3.480 idosos em drive-thru e residências

Secretaria Municipal da Saúde faz mutirão para atender idosos dentro de veículos e nas residências

O Parque Esportivo Eduardo Gomes foi palco, nesta segunda-feira (20), de um mutirão realizado pela Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para dar prosseguimento à campanha de vacinação contra a gripe. O “drive-thru”, sistema em que o público se desloca até o local e recebe a imunização sem descer do veículo, aplicou 2.390 doses exclusivamente em idosos. A atividade contou com os esforços de 25 profissionais, incluindo contratados pela Fundação Municipal da Saúde, e servidores da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade (SMTM), que fiscalizavam o trânsito da região.

Enquanto ocorria o drive-thru no parque, dezenas de outros agentes percorriam a cidade para atender a 1.090 pedidos agendados por meio da Central de Atendimento da Prefeitura de Canoas. A imunização nas residências, no entanto, seguirá nos próximos dias, a fim de atender a todos que não receberam a visita das equipes, mas pediram o comparecimento. Os idosos que, porventura, ainda não receberam a vacina, podem solicitá-la pelo número (51) 3425.7681, de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h.

Morador do bairro Fátima, Darci Bortolini é aposentado e ficou sabendo da ação através do site da Prefeitura. Acompanhado da esposa, Úrsula Bortolini, chegou cedo e garantiu a dose. “Facilitou muito esse sistema adotado, agora estamos protegidos e longe de qualquer resfriado”, declarou.

O caminhoneiro Carlos Botelho, integrante do grupo prioritário devido à idade de 63 anos, aproveitava as férias na praia e, portanto, não recebeu os agentes de saúde em casa para vaciná-lo. Ele reside no bairro Mathias Velho e decidiu passar pelo Parque Eduardo Gomes antes de retornar ao trabalho. “Tenho uma entrega em São Paulo e corri atrás da vacina para não correr riscos. O drive-thru foi a oportunidade dos moradores que não estavam em Canoas”, afirmou.

Ativa nas redes sociais, Núbia Maria Ramos foi comunicada pelas vizinhas em um grupo de residentes do Marechal Rondon e levada por sua filha até os profissionais da saúde. “Eu participo da campanha em todos os anos e estava nervosa aguardando a vacina em casa. Foi a melhor estratégia para que ninguém fique desprotegido”, diz.

Sobre a segunda etapa da campanha de vacinação, a Secretaria Municipal da Saúde esclarece que os trabalhadores das forças de segurança pública e salvamento, motoristas e cobradores do transporte coletivo foram contemplados em seus respectivos locais de trabalho. “Aguardamos, agora, o envio de mais remessas para que outros grupos prioritários, como portadores de doenças crônicas, detentos e funcionários do sistema prisional, crianças e adolescentes de medidas socioeducativas também possam se imunizar”, explica o secretário da pasta, Fernando Ritter.

A terceira etapa, prevista para maio, vacinará crianças entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, professores de escolas públicas e privadas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental.

Botão Voltar ao topo