NotíciasRio Grande do SulSaúde

Uso de máscara poderá ser obrigatório em Caxias

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Gabinete de Crise, estuda medida de uso obrigatório de máscara por toda a comunidade a partir da próxima semana

Os últimos decretos municipais já obrigam a proteção para funcionários e clientes de estabelecimentos comerciais, supermercados, farmácias, restaurantes. Também na indústria, as máscaras estão sendo usadas por todos colaboradores de uma forma consciente. A partir desta quarta, as máscaras deverão ser utilizadas por professores e alunos de academias e demais serviços de promoção à saúde.

O Vice-prefeito e secretário do Planejamento, Edio Elói Frizzo ressalta que a Prefeitura intensificou nas últimas semanas a campanha do uso de máscara pela população devido às flexibilizações. “Há estudos que a máscara reduz em mais de 50% o contágio do coronavírus, que é pelas secreções. Temos em nosso site o passo a passo como fazer a máscara de pano, com molde e vídeo explicativo. Estamos com campanha de arrecadação de tecidos, para o Banco do Vestuário confeccionar. Acreditamos que podemos exigir a utilização da máscara por todos, inclusive no transporte coletivo, e quem vai nos ajudar a fiscalizar é a própria comunidade”, explica.

A campanha do uso de máscara também abrange o serviço público municipal. No Centro Administrativo só pode entrar com o uso da proteção, mesmo com o agendamento do atendimento. “Focamos, no primeiro momento, na proteção aos servidores da área da saúde. Agora estamos comprando os EPIs para os demais servidores que ainda não possuem, porque já estamos com 50% deles de volta ao trabalho”, informa Frizzo.

Botão Voltar ao topo