Cidades do RSNotíciasRio Grande do SulSaúde

Canoas participa de pesquisa sobre a Covid-19 neste fim de semana

Colaboração da população é fundamental para realização do estudo

Canoas vai receber, durante o próximo fim de semana, mais uma visita dos pesquisadores que estão percorrendo as nove cidades gaúchas mais populosas do estado para fazer um prognóstico da infecção causada pelo novo coronavírus. Inédito, o estudo coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Governo do Estado e o Ministério da Saúde, busca mapear o avanço da doença.

Há duas semanas, Canoas já havia recebido o grupo de trabalho, no entanto, das 500 residências visitadas, apenas 332 receberam os pesquisadores. Desta forma, a cidade foi aquela que teve a menor testagem das nove estudadas.

O estudo, encomendado pelo Governo do Estado, terá ainda mais duas fases com o objetivo de identificar a prevalência da Covid-19, projetar a incidência de casos mais graves e até o grau de letalidade da doença. Os resultados dessa primeira rodada foram apresentados na semana passada pelo governador Eduardo Leite e mostraram que para cada caso confirmado no Rio Grande do Sul outros quatro não são identificados pelas autoridades de saúde. Por isso, o trabalho é fundamental para guiar as políticas públicas de enfrentamento ao coronavírus. Além de Canoas, participam da pesquisa as cidades de Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Porto Alegre.

Os participantes são escolhidos aleatoriamente por um software que usa sensores censitários como base e procurados diretamente em suas residências. A equipe composta por pesquisadores, professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), devidamente identificados, é responsável por abordar os selecionados. Deste modo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas frisa que a colaboração dos sorteados é fundamental para a constatação dos resultados e a continuidade de estratégias de enfrentamento e prevenção à pandemia.

Botão Voltar ao topo